A pedido do deputado estadual André Vale (Podemos), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou uma audiência pública para discutir a respeito das condições da BR-364, entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O parlamentar destacou que os desafios impostos pelo clima não podem ser usados como desculpas para a má condição da rodovia.
“É inegável que os desafios técnicos, ambientais e logísticos para a manutenção e recuperação da BR-364 são significativos, dada a complexidade do território amazônico, a sazonalidade das chuvas e as limitações estruturais herdadas de décadas de investimentos fragmentados. No entanto, esses obstáculos não podem justificar a persistente precariedade da estrada, que coloca em risco não apenas a mobilidade, mas também o direito fundamental de acesso da população à saúde, à educação, à segurança e ao desenvolvimento econômico”, disse André Vale.
Ele acrescentou que é preciso deixar o discurso e “transformar o debate político em ação concreta. Não se trata de identificar culpados ou protagonismos, mas sim de construir soluções técnicas, sustentáveis e duradouras, com base no diálogo entre os entes federativos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o setor produtivo e a sociedade civil organizada”.
Ao final do discurso, André Vale pontuou que “a população do Juruá — composta por trabalhadores, empresários, produtores rurais, povos tradicionais e demais cidadãos — não pode continuar sendo penalizada por décadas de omissões e ineficiência. A BR-364 é mais do que uma rodovia: ela é um instrumento de cidadania, de dignidade e de futuro”.