O vice-prefeito e secretário de Educação de Rio Branco, Alysson Bestene, juntamente com o secretário de Administração da Capital, Jhonatan Santiago, anunciou na manhã desta terça-feira, 18, a convocação de 241 aprovados nos concursos públicos da Educação, realizados em 2019 e 2024. A divulgação foi feita durante visita do gestor à Câmara Municipal.
Segundo o Executivo, a convocação é resultado do compromisso da gestão municipal com a melhoria contínua dos serviços educacionais, que, segundo Bestene, visa substituir contratos provisórios por servidores efetivos, garantindo mais estabilidade e qualidade para o setor.
"Esse é um compromisso da gestão do prefeito Bocalom, que com sensibilidade, prorrogou o concurso de 2019, da gestão da ex-prefeita Socorro Neri, e, ao mesmo tempo, realizou o novo concurso em 2024. Estamos substituindo a mão de obra provisória por profissionais efetivos, para que possamos iniciar o ano letivo com todos os professores e profissionais devidamente preparados para oferecer uma educação de qualidade à nossa população", afirmou Bestene.
A convocação abrange uma série de cargos, com destaque para as vagas de professores da educação infantil, ensino fundamental e educação especial. Ao todo, serão chamados 172 profissionais para preencher as vagas estabelecidas no concurso de 2019, enquanto 69 novas vagas surgem com o concurso de 2024. Entre os cargos mais requisitados estão professores da educação infantil e do ensino fundamental (1° ao 5° ano), além de assistentes escolares e merendeiras, tanto para a zona urbana quanto rural.
Confira os cargos convocados:
Concurso de 2019
- Professor da Educação Infantil - Pré-Escola: 35 vagas
- Professor do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) - Zona Urbana: 30 vagas
- Professor do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) - Zona Rural: 35 vagas
- Professor da Educação Especial - Mediador Zona Urbana: 67 vagas
Concurso de 2024
- Assistente Escolar - Zona Urbana: 5 vagas
- Assistente Escolar - Zona Rural: 15 vagas
- Assistente de Creche: 11 vagas
- Merendeira - Zona Rural: 10 vagas
- Merendeira - Zona Urbana: 10 vagas
- Professor da Educação Infantil - Creche: 11 vagas
- Professor de Educação Física - Zona Urbana: 10 vagas
- Professor da Educação Especial - AEE Zona Urbana: 11 vagas
- Professor da Educação Especial - Bilingue - Zona Urbana: 11 vagas.
Bestene finalizou destacando a importância de dar continuidade ao trabalho para que a Educação do município se mantenha entre as melhores do Brasil. “Vamos continuar trabalhando, dando todas as condições necessárias para que a nossa educação municipal continue a brilhar e ocupar os primeiros lugares no país", completou o secretário.