O vereador Eber Machado (MDB) usou suas redes sociais para denunciar o que classificou como "descasso" com a situação da Ponte do Judia, que liga os bairros Canaã e Belo Jardim, no 2° Distrito da Capital. Em vídeo gravado no local, o parlamentar acusa o prefeito Tião Bocalom de realizar uma obra "mal feita" e "eleitoreira", e cobra ação imediata do Ministério Público e do Tribunal de Contas.
“Até quando a Ponte do Judia vai ficar nesta situação? Alô Ministério Público, alô Tribunal de Contas, esse descaso não pode ficar impune", disparou o vereador, enquanto mostrava as condições precárias da estrutura. Segundo ele, a ponte, que foi recentemente reformada, já apresenta sérios problemas em sua cabeceira e sinalização, colocando em risco a vida de motoristas e pedestres.
Machado critica a pressa da prefeitura em entregar a obra antes das eleições de 2024, sugerindo que o cronograma foi acelerado com fins políticos. “Nosso mandato seguirá denunciando essa pouca vergonha e não adianta tentarem me calar”, afirmou.
O emedebista usa um tom enfático e popular para descrever a situação: “Olha a situação da Ponte do Judia. Eita, tá caindo! Isso aqui é um serviço seboso ou não é?” Ele rechaça as críticas que recebe por fiscalizar as obras do executivo municipal e desafia a ideia de que suas denúncias sejam mera politicagem.
O parlamentar também questiona a inércia dos órgãos de fiscalização. “O que me deixa mais triste é que o Ministério Público e o Tribunal de Contas veem tudo isso aqui acontecendo e não fazem nada. Parece que têm medo do prefeito”, declarou.
Segundo Eber, a estrutura da ponte já cedeu parcialmente, mesmo sem ter sido testada por enchentes ou grandes volumes de tráfego. “Não precisamos ser engenheiro para saber que esse aterro sem contenção não ia aguentar. O resultado está aí. Vocês só vão agir quando alguém morrer aqui? Se alguém vier aqui de noite e passar direto, vai morrer. E o culpado são vocês!”, desabafa Machado.