Foi realizada nesta quinta-feira (20), no plenário da Assembleia Legislativa do Acre, a primeira reunião, de 2025, da Câmara Técnica de Comércio Exterior do Estado do Acre. Os deputados Nicolau Júnior (PP), Luiz Gonzaga (PSDB) e Chico Viga (PDT) são os autores do requerimento para a realização da audiência.
O deputado estadual Luiz Gonzaga, primeiro-secretário da Aleac, afirmou que as conversas para a concretização dos voos internacionais com o Peru estão bem avançadas no Ministério de Portos e Aeroportos do governo brasileiro.
“Essa é a oportunidade para fazermos uma nova discussão e um novo planejamento para 2025. A questão dos voos, só está dependendo do governo federal internacionalizar os dois aeroportos para que os aviões possam fazer os voos. Isso é muito importante para a integração do Acre com o Peru”, disse Gonzaga.
Assurbanípal Mesquita, secretário de Estado de Industria, Ciência e Tecnologia, destacou pautas importantes para o fortalecimento da rota. Entre elas, estão ampliação do número de fiscais do Ministério da Agricultura, reconfiguração da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), anel viário de Brasileia, a internacionalização dos aeroportos, infovias, melhoria das alfândegas, fortalecimento do setor de logística e a integração do Acre e o departamento de Ucayalli, no Peru.
“Se a gente analisar, num raio de 700 quilômetros, olha o tanto de portos e aeroportos que têm ao nosso entorno. Nosso trabalho é reativar tudo isso. Ter mais empresas aéreas. Essa conexão das pessoas, com os negócios, com todos os aspectos institucionais. A infraestrutura já existe, a gente precisa, agora, ativar para que isso funcione de forma plena e natural. O empresário daqui assim como vai para São Paulo, vai para Lima. Assim como vai para Porto Velho, pode dar um pulo em Puerto Maldonado. A integração fluindo naturalmente”, frisou Mesquita.
O secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, disse que, atendendo uma recomendação do governador Gladson Cameli, serão reabertos os grupos de trabalho para discutir o plano estadual de logística de transporte do estado do Acre”, crucial para a integração com os países andinos.
“A retirada dos municípios do isolamento e a interligação do estado do Acre de maneira mais fortalecida com o vizinho Amazonas, com os países Bolívia e Peru, mas principalmente como a gente vai tratar essa questão da logística dentro do estado para viabilizar aspectos como esse: a integração sul-americana, o desenvolvimento do estado do Acre e a garantia de uma sociedade mais justa”, disse Ricardo Brandão.
Já o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) disse que em 2008 foi assinado um acordo entre os presidentes Lula, do Brasil, e Alan García, do Peru, para viabilizar estudos visando a construção da ferrovia interoceânica. Ele pontuou que a relação do governo chinês com o presidente americano Donald Trump não será simples.
“As dificuldades que a Ásia terá com o Canal do Panamá, se já era um sonho deles, tanto é que o Porto de Chancay foi construído por conta disso, de ter suas alternativas com mais autonomia, a ferrovia será uma exigência do momento e será acelerada”, pontuou.