..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Profissional da área de jornalismo, Alan Rick defende a liberdade de expressão mas rechaça o anonimato nas redes sociais

Profissional da área de jornalismo, Alan Rick defende a liberdade de expressão mas rechaça o anonimato nas redes sociais

O senador Alan Rick (UB/AC) foi o convidado do jornalista Willamis França, no podcast Conversa Franca, edição desta segunda-feira (14/7). O parlamentar acreano falou a respeito do combate às fake news. Alan afirmou que é a favor da liberdade de expressão, mas contra o anonimato.

“Primeiro, temos que ter a convicção de lutar contra o que é crime, a maldade nas redes sociais, mas garantir a liberdade de expressão das pessoas. O Brasil hoje enfrenta essa dicotomia. Primeiro, fake news tem que ser combatida, temos que atacar as causas disso. Eu costumo dizer que as causas estão no anonimato. Toda rede social precisa ter o CPF do dono daquela página. A pessoa pode escrever o que ela quiser, ela precisa ter liberdade de expressão. Agora, ela não pode se esconder atrás do anonimato. Muitas vezes é o anonimato que gera a fake news. Como defensor da liberdade de expressão, sou defensor da verdade”, afirmou Alan Rick.

Em outro trecho, Alan ressaltou que é contra a regulação das redes sociais. “Abriu a conta no Instagram, Facebook: nome, telefone e CPF. Acabou! Vai falar o que quiser? Inclusive não há dificuldade nisso. A Constituição Brasileia veda o anonimato. Eu acho que as redes sociais devem ter essa preocupação. Você vai escrever o que você quiser, mas você vai prestar contas do que você escreveu. Isso resolve o problema. Eu acho que o governo querendo tutelar, o que pode ou o que não pode ser dito, isso aí eu discordo. A pessoa pode falar o que quiser, mas tem que ser responsabilizada se escreveu uma mentira. Se propagar uma inverdade, a punição deve ser severa”, pontuou.