Com a ausência do governador Gladson Camelí (PP) e da vice Mailza Assis (PP), que cumprem agenda fora do Acre, o governador em exercício, Nicolau Júnior (PP), presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), sancionou a lei que reconhece a cidade de Feijó como a Capital do Açaí. A matéria é de autoria do deputado Luiz Gonzaga (PSDB).
O título leva em consideração a expressiva produção do fruto, a relevância socioeconômica e a tradição cultural ligada ao cultivo, beneficiamento e comercialização.
O reconhecimento visa: valorizar a identidade cultural e econômica da região; fomentar políticas públicas voltadas à cadeia produtiva do açaí; III - incentivar o turismo ecológico e gastronômico; e estimular a conservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.
“Os entes da administração pública, poderão adotar medidas de apoio à promoção do açaí de Feijó, respeitando as competências legais e orçamentárias, incluindo: I - a divulgação nacional e internacional da marca Açaí de Feijó; II - o incentivo a eventos, feiras e festivais que promovam a cultura do açaí; e III - a realização de ações de capacitação e assistência técnica para produtores e extrativistas locais”, diz trecho da nova lei.