..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Acre propõe ampliar cooperação com Peru no combate a crimes transfronteiriços

Acre propõe ampliar cooperação com Peru no combate a crimes transfronteiriços

Uma delegação do Acre, composta pelo deputado federal José Adriano, pelo deputado estadual Luiz Gonzaga Alves Filho, pelo secretário de Planejamento Ricardo Brandão dos Santos, pelo secretário de Segurança José Américo Gaia, pelo secretário adjunto da Casa Civil Ítalo Medeiros e pelo secretário de Ciência, Indústria e Tecnologia Assur Banibal Barbary, participou nesta quarta-feira (27) de uma série de encontros no Departamento de Ucayali.

Na ocasião, o secretário de Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, reuniu-se com as forças de segurança do Peru para tratar de assuntos referentes à fiscalização transfronteiriça entre Pucallpa e Cruzeiro do Sul.

Segundo Gaia, os desafios enfrentados no Acre são semelhantes aos relatados pelas autoridades peruanas, especialmente nas áreas de difícil acesso onde proliferam ilícitos como tráfico de drogas, extração ilegal de madeira e minérios, além da biopirataria. “Necessitamos desta união, desta interface institucional, principalmente com o departamento de Ucayali. Já temos uma boa relação com Madre de Dios, pela facilidade de deslocamento até Puerto Maldonado, mas precisamos consolidar a mesma relação com Ucayali, por meio de Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo”, destacou.

WhatsApp_Image_2025-08-27_at_12.27.26.jpeg

Integração internacional e novos centros de inteligência

O secretário ressaltou a recente criação do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), sediado em Manaus, que já está em funcionamento e será inaugurado oficialmente em 9 de setembro. O espaço reúne representantes dos nove estados da Amazônia Legal brasileira e oficiais de ligação de sete países vizinhos. Atualmente, o Peru já participa da iniciativa, com um oficial destacado no centro.

“O CCPI funcionará como um polo de inteligência e articulação policial, com monitoramento por imagens de satélite e troca de informações em tempo real. É uma realidade que fortalece a aproximação do governo brasileiro com os países amazônicos, e o Peru tem papel fundamental nesse processo”, afirmou Gaia.

WhatsApp_Image_2025-08-27_at_12.27.25-3.jpeg

Estrutura de segurança no Acre

Durante a exposição, Gaia apresentou ainda a infraestrutura de segurança implantada no estado, com destaque para o Centro Integrado de Comando e Controle de Cruzeiro do Sul e a base do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer), que permitem rápido deslocamento de helicópteros e integração das forças de segurança na região do Juruá.

Outro avanço citado foi a modernização tecnológica, que inclui videomonitoramento em 18 municípios acreanos, uso de drones e veículos aéreos não tripulados de longo alcance, sistemas de reconhecimento facial e integração de dados criminais com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

“Hoje, conseguimos monitorar em tempo real entradas e saídas de veículos nas fronteiras e divisas. A tecnologia, como o uso de drones e da internet via satélite, tem sido fundamental para otimizar as operações e ampliar a presença do Estado em áreas remotas”, explicou Gaia.

WhatsApp_Image_2025-08-27_at_12.27.25-2.jpeg

Cooperação com o Peru

O secretário reforçou a importância de formalizar protocolos de intenções entre o Acre e Ucayali para compartilhamento de inteligência, logística e informações. Segundo ele, experiências já consolidadas com a Bolívia, como grupos de comunicação direta entre autoridades, podem servir de modelo para a relação com o Peru.

“Se estabelecermos essa mesma cooperação com Ucayali, teremos ganhos significativos. A prevenção deve vir antes da repressão, e só conseguiremos isso com acesso rápido às informações e atuação conjunta. O Acre está de portas abertas para ampliar essa integração”, concluiu, convidando as autoridades peruanas a conhecerem de perto a estrutura de segurança em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.