..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Acre conquista segundo melhor índice de alfabetização infantil da Região Norte

Acre conquista segundo melhor índice de alfabetização infantil da Região Norte

Mais da metade dos alunos do 2º ano no Acre sabe ler e escrever. É o que aponta o novo Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação. O estado aparece em segundo lugar na Região Norte, com 51,38% das crianças consideradas alfabetizadas segundo o padrão nacional. Rondônia ficou em primeiro lugar, com 62,6%. Em seguida, aparecem Tocantins (50,1%), Amazonas (49,2%), Pará (48,2%) e Amapá (46,6%).

O indicador mede quantas crianças do 2º ano do ensino fundamental conseguem ler e escrever dentro do esperado para a idade. Para ser considerada alfabetizada, a criança precisa atingir pelo menos 743 pontos na prova de leitura aplicada no Saeb. Essa pontuação indica que o estudante consegue ler palavras, frases e textos curtos, localizar informações e fazer pequenas inferências. A meta nacional é de que, até 2030, 80% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano.

Além do bom desempenho no indicador nacional, as escolas da rede estadual também se destacaram na avaliação própria do estado, o AvaliaAcre. Os alunos do 2º ano da rede estadual tiveram os melhores resultados em leitura e escrita, superando os resultados das redes pública (estado e município somados) e municipais individuais.

Em Língua Portuguesa, a rede estadual alcançou média de 619 pontos, com 56% dos estudantes demonstrando desempenho adequado ou avançado. Isso significa que mais da metade das crianças das escolas estaduais já conseguem ler com fluência dentro do padrão estabelecido. Em Matemática, a média foi de 514 pontos, com 60% dos alunos atingindo níveis satisfatórios de aprendizagem.

O AvaliaAcre 2024 aplicou 42.177 testes a 21.809 estudantes em 258 das 295 escolas dos 22 municípios acreanos. A avaliação envolveu turmas do 2º e 5º anos do ensino fundamental das redes municipais e estadual. Além das provas, também foram aplicados questionários contextuais para estudantes do 5º ano, professores, diretores e pedagogos, com o objetivo de entender melhor o ambiente escolar e os fatores que influenciam a aprendizagem.

Para o gestor do AvaliaAcre, Márcio Parente, os dados da avaliação são mais que números, são um instrumento para guiar o trabalho das escolas. “Os resultados do AvaliaAcre são uma ferramenta importantíssima para o processo pedagógico, para a gente saber quais são as dificuldades que os alunos estão enfrentando e fazer as intervenções pedagógicas para a gente corrigir a rota e poder fazer um trabalho mais focalizado nas dificuldades que os alunos, as escolas e as redes enfrentam. Então é importante o AvaliaAcre, que é uma ferramenta pedagógica importantíssima para o processo de ensino-aprendizagem das escolas e dos alunos”, frisou.

Os resultados são fruto de um esforço coletivo. Estado e municípios trabalham juntos para fortalecer a alfabetização. Os 22 municípios acreanos estão em processo de adesão ao programa Alfabetiza Acre, o que permitirá alinhar estratégias e garantir apoio às escolas.

O secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, destacou que os avanços são importantes, mas o compromisso é ainda maior. “O que já conquistamos é importante, mas não é suficiente. Vamos seguir unindo esforços entre estado e municípios, garantindo que cada criança tenha acesso à alfabetização no tempo certo, independentemente de onde viva.”