..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Acre apresenta 151 propostas para o Novo PAC Seleções; Rio Branco lidera o número de pedidos

Acre apresenta 151 propostas para o Novo PAC Seleções; Rio Branco lidera o número de pedidos

Todos os 22 municípios do Acre aderiram à segunda edição do Novo PAC Seleções 2025 e encaminharam, entre os dias 24 de fevereiro e 31 de março, um total de 151 propostas para obras e aquisição de equipamentos em diversas áreas. As iniciativas fazem parte de um esforço conjunto entre prefeituras e governo estadual para garantir investimentos em Infraestrutura, Saúde, Educação e Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Das 151 propostas apresentadas, 139 foram elaboradas por prefeituras e 12 partiram do Executivo estadual. Rio Branco lidera o número de pedidos, com 14 propostas registradas. Na sequência, aparecem Brasiléia (10), Marechal Thaumaturgo (8) e Tarauacá (8).

O Novo PAC Seleções tem previsão de investir R$ 49,2 bilhões em 19 tipos diferentes de empreendimentos, organizados em quatro grandes eixos: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; e Cidades Sustentáveis e Resilientes. Em todo o país, 5.537 municípios — o equivalente a 99,4% do total — participaram da seleção.

No Acre, os projetos contemplam demandas variadas. No eixo da Saúde, destacam-se pedidos por kits de equipamentos para teleconsulta (21), unidades odontológicas móveis (20) e centros de atenção psicossocial (10). Já na área de Educação, foram solicitadas a construção de creches e escolas de educação infantil (24), além de veículos para o transporte escolar por meio do programa Caminho da Escola (22).

No campo da infraestrutura urbana, os municípios acreanos propuseram ações como a construção de espaços esportivos comunitários (11) e a execução de obras de drenagem urbana e contenção de encostas, voltadas à prevenção de desastres naturais.
Também há propostas para obras de esgotamento sanitário, abastecimento de água e mobilidade urbana sustentável.

O Ministério da Saúde foi o que mais recebeu pedidos em todo o país, com 19,8 mil propostas. Na sequência, vêm os ministérios da Educação (8.782), do Esporte (4.513) e das Cidades (1.966). Os projetos visam ampliar e modernizar os serviços públicos, promover o desenvolvimento sustentável e garantir o acesso da população a direitos fundamentais, como saúde, educação e qualidade de vida.