..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

A convite da Câmara, superintendente da RBTrans esclarece situação do transporte público na Capital: “Um sistema que ainda não é o que queremos!”

A convite da Câmara, superintendente da RBTrans esclarece situação do transporte público na Capital: “Um sistema que ainda não é o que queremos!”

O superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Clendes Vilas Boas, foi convidado pelos vereadores de Rio Branco na sessão desta terça-feira, 13, na Câmara Municipal, para prestar esclarecimentos sobre a situação do transporte público na Capital.

Antes de subir a tribuna, ele concedeu entrevista aos jornalistas que estavam no parlamento mirim para esclarecer pontos críticos sobre o transporte público de Rio Branco, considerado um dos maiores desafios da atual gestão municipal.

Segundo Clendes, a situação do transporte coletivo é complexa e afeta todas as cidades do país. "É importante esclarecer a população, ela precisa saber da verdade, até para caminhar junto com a gente. A gestão pública não caminha sozinha. Precisamos do apoio da comunidade, dos líderes comunitários, dos vereadores, das autoridades", afirmou.

Vilas Boas reconheceu que o sistema atual está longe do ideal, mas destacou avanços significativos. “Hoje encontramos um sistema que ainda não é o que queremos, mas que está muito melhor do que estava ontem. A população usuária sabe disso. Todos os problemas que surgem têm sido tratados com as devidas providências e sanções administrativas", afirmou.

Um dos principais pontos abordados foi o processo de renovação da frota, que segundo o superintendente está em fase avançada. O projeto prevê a aquisição de 51 novos ônibus, sendo seis elétricos e 45 com motor Euro 6, mais modernos e menos poluentes. Desses, segundo ele, 15 serão articulados e os demais convencionais, com o objetivo de atender todas as regiões da capital.

“O transporte elétrico foi estudado em Rio Branco por 90 dias. Chegamos ao diagnóstico de que seria inviável adquirir somente ônibus elétricos, pois muitas ruas e avenidas não comportam esse tipo de veículo. Por isso, optamos por um modelo misto”, explicou.

A aquisição dos novos veículos será possível graças a um empréstimo aprovado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Todas as etapas técnicas foram vencidas e a autorização já foi concedida. No entanto, o repasse do valor só será liberado após a aprovação da Câmara Municipal de Rio Branco.

“O empréstimo já está aprovado pelo PAC. O que falta agora é a aprovação da Casa Legislativa para que o recurso seja liberado. Esse montante permitirá renovar a frota e oferecer um transporte de qualidade à população. Com certeza, é um dos caminhos para resolver a problemática. Se alguém tiver qualquer alternativa que possa nos ajudar, estamos de braços abertos para acolher sugestões. Nosso compromisso é com a verdade e com a melhoria constante do serviço”, finalizou.