Um caso chocante e macabro marcou o fim da tarde desta quinta-feira, 3, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, em Rio Branco. Um feto humano foi encontrado dentro de uma caixa de gordura localizada na sala de medicação da unidade de saúde.
De acordo com informações preliminares, o feto foi descoberto por um vigilante que estava de serviço. Imediatamente após a constatação, ele comunicou o caso à gestão da unidade, que acionou a Polícia Militar. Guarnições do 2º Batalhão foram enviadas ao local, isolaram a área e preservaram a cena para a realização dos procedimentos de investigação.
O Corpo de Bombeiros também foi acionado para realizar o resgate do feto, que foi removido da estrutura da caixa de gordura com o auxílio de equipamentos especializados. Em seguida, o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) foi chamado, e uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) esteve no local para realizar a perícia e recolhimento do material.
Investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) iniciaram os primeiros levantamentos e conversaram com funcionários da UPA na tentativa de entender como o feto foi parar naquele local. Até o momento, não há informações sobre a identidade da pessoa responsável por descartar o feto na caixa de gordura, tampouco se o caso tem ligação com alguma paciente atendida recentemente na unidade.
A Polícia Civil segue investigando o caso, que está sendo tratado como de extrema gravidade. Imagens de câmeras de segurança e registros de atendimento da UPA devem ser analisados nas próximas horas para ajudar na elucidação do ocorrido.
O clima entre funcionários e pacientes da UPA é de consternação e perplexidade. A Secretaria de Estado de Saúde do Acre ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. A investigação segue em sigilo.