Exatos 30 dias após a fuga de nove presos do Complexo Penitenciário de Rio Branco, nenhum deles foi localizado até este sábado, 19. A informação foi confirmada pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), que garante a continuidade das operações das forças de segurança para a captura dos foragidos.
A evasão ocorreu por volta das 6h da manhã do dia 19 de junho, no pavilhão P da Divisão de Estabelecimento Penal de Recolhimento Provisório; área destinada a detentos sem sentença definitiva. Juntas, as penas dos fugitivos ultrapassam 400 anos, com condenações por crimes como roubo, homicídio e associação a organizações criminosas.
Desde o ocorrido, equipes terrestres e aéreas estão mobilizadas. Veículos e aeronaves apoiam as buscas, que também contam com o trabalho das unidades de inteligência, baseadas em denúncias anônimas e investigações sigilosas.
Um dia após a fuga, moradores da Vila Custódio Freire, nas proximidades do presídio, disseram ter visto alguns dos fugitivos. Segundo relatos, eles derrubaram o muro de uma residência durante a fuga. A Polícia Militar foi acionada, mas nenhum dos homens foi detido.
Mesmo com ampla mobilização e grande repercussão do caso, ainda não há informações concretas sobre o paradeiro dos detentos. As autoridades pedem que a população continue colaborando com denúncias que podem ser feitas de forma anônima para ajudar nas buscas.