O foragido Arthur Carvalho Gomes, condenado a 60 anos de prisão, foi recapturado no final da tarde deste sábado, 19, enquanto participava de uma confraternização em um buffet, na travessa São Francisco, bairro Vila Acre, região do Segundo Distrito de Rio Branco.
A captura foi realizada por policiais da Força Tática do 2º Batalhão, com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), por meio da Companhia ROTAM. Ao perceber a presença da polícia, Arthur ainda tentou fugir pelo forro de um dos cômodos do estabelecimento, mas o local já estava cercado e ele foi detido.
Arthur era um dos nove detentos que fugiram do Complexo Penitenciário Dr. Francisco de Oliveira Conde (FOC), no dia 19 de junho deste ano. A fuga completa exatamente um mês neste sábado, e esta é a primeira recaptura registrada desde então.
Desde a fuga, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) tem realizado diversas operações para localizar e prender os foragidos. A recaptura de Arthur representa um avanço nas buscas, mas ainda há outros oito detentos foragidos.
Após a prisão, Gomes foi levado à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde passou pelos procedimentos legais antes de ser transferido novamente ao sistema prisional.