..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Perseguição policial termina em troca de tiros e prisão de suspeitos de planejar roubo de caminhonete em Rio Branco

Perseguição policial termina em troca de tiros e prisão de suspeitos de planejar roubo de caminhonete em Rio Branco

Uma perseguição policial de alta intensidade pelas ruas de Rio Branco terminou em troca de tiros e na prisão de dois suspeitos, na noite desta terça-feira (11), por volta das 23h, na Avenida Ceará, região central da capital acreana. A ação foi conduzida pela guarnição da Força Tática, sob o comando do 3º sargento Mauro.

Durante patrulhamento ostensivo e preventivo nas proximidades da academia Park Fitness, os policiais visualizaram um veículo Fiat Mobi, de cor branca, saindo da Rua Santa Catarina, no bairro Cadeia Velha, em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação da viatura, o passageiro identificado pelo apelido de “Big Boy” ordenou ao motorista de aplicativo que acelerasse bruscamente, dando início a uma fuga em alta velocidade.

WhatsApp_Image_2026-02-12_at_15.47.23.jpeg

De imediato, a guarnição iniciou acompanhamento tático e solicitou apoio via Copom, resultando na mobilização de outras equipes, entre elas a RP 107. A perseguição se estendeu por diversas vias — como as avenidas Amadeu Barbosa, Presidente Médici e Boulevard Augusto Monteiro, além das ruas Nossa Senhora da Conceição, Sertaneja e Beira Rio, no bairro Cidade Nova —, com o veículo em fuga desobedecendo ordens de parada e colocando em risco pedestres e demais motoristas.

Durante o trajeto, nas imediações do antigo aeroporto, disparos de arma de fogo foram efetuados contra as viaturas policiais, levando os agentes a revidarem de forma proporcional, com o objetivo de cessar a agressão e preservar vidas.

A perseguição terminou às margens do Rio Acre, na Rua Beira Rio, quando o veículo parou bruscamente. A viatura policial não conseguiu frear totalmente e colidiu levemente com o para-choque traseiro do automóvel. Nesse momento, “Big Boy” desembarcou armado e fugiu por um córrego, conseguindo escapar.

WhatsApp_Image_2026-02-12_at_15.47.26.jpeg

Os demais ocupantes — Mateus Lucas Amim de Souza e Joab Castelo Jinkings, de 27 anos — foram contidos e revistados, sendo constatado que mantinham o motorista de aplicativo sob ameaça durante a fuga. Nada de ilícito foi encontrado com eles naquele instante.

Durante o interrogatório, os suspeitos confessaram que planejavam roubar uma caminhonete no bairro 6 de Agosto, onde manteriam a família da vítima em cárcere privado até conseguirem transportar o veículo para a Bolívia. Pelo crime, cada um receberia R$ 2 mil. Joab também admitiu ter arremessado a arma utilizada contra os policiais durante a perseguição.

WhatsApp_Image_2026-02-12_at_15.47.22.jpeg

Com apoio da equipe Bravo da Rotam, os agentes realizaram buscas pela Avenida Amadeu Barbosa e encontraram uma pistola Taurus G2C calibre 9 mm, com sete munições intactas, utilizada pelos criminosos durante a ação.

Devido à gravidade dos fatos e à periculosidade dos suspeitos, foi dada voz de prisão aos dois homens, que foram, em seguida, encaminhados para a Delegacia Central de Flagrantes (Defla).

A Polícia segue em diligências para localizar “Big Boy”, apontado como o autor dos disparos e mentor do plano criminoso.