O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Especializada do Controle Externo da Atividade Policial, instaurou uma Notícia de Fato Criminal para apurar as circunstâncias da morte de Sebastião Alves Sussuarana, de 48 anos, ocorrida durante uma intervenção policial nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
Segundo informações preliminares, Sebastião teria sido morto a tiros após esfaquear um homem e tentar atacar um vigilante e um policial militar que atuava na área.
Como parte das diligências iniciais, o MPAC solicitou ao Núcleo de Apoio Técnico (NAT) a realização de um levantamento no local do ocorrido, incluindo a coleta de imagens de câmeras de segurança, identificação de possíveis testemunhas e outras informações que possam subsidiar a apuração dos fatos.
Além disso, a promotora responsável pelo caso enviou ofício à Corregedoria-Geral da Polícia Militar, requisitando informações sobre a eventual abertura de investigação interna para apurar a conduta dos agentes envolvidos na ocorrência.