O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) emitiu um alerta sobre a atuação de criminosos que estão utilizando sites e perfis falsos nas redes sociais para aplicar golpes em nome do Programa Voa Brasil. De acordo com a pasta, esses golpistas têm induzido os cidadãos a fornecer dados pessoais, como CPF e senha do Gov.br, e solicitado o pagamento de uma suposta taxa de adesão ao programa, o que não é exigido.
O MPor enfatizou que o único link oficial para acessar as passagens aéreas do Voa Brasil, que oferece valores de até R$ 200 por trecho, é gov.br/voabrasil. Ele alerta que o programa não pede cadastro prévio, não exige pagamento via Pix e não cria listas de espera.
Para participar do programa, os interessados devem realizar login em sua conta prata ou ouro no portal Gov.br, que garante a autenticação e validação como beneficiário. O programa Voa Brasil é destinado exclusivamente a aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. Cada beneficiário pode emitir até dois bilhetes aéreos por ano. Desde o seu lançamento em julho de 2024, o programa já vendeu quase 20 mil passagens.
O Ministério de Portos e Aeroportos orienta que, caso qualquer irregularidade seja identificada, a população deve denunciar através do site Fala.Br, na seção de Ouvidoria, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Essas denúncias podem ser registradas nas opções de reclamações, sugestões, solicitações ou denúncias.