..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Mais de 1,8 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são registrados no Acre em três anos

Mais de 1,8 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são registrados no Acre em três anos

De acordo com levantamento da Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas (DECAV), entre janeiro de 2022 e maio de 2025, o Acre contabilizou 1.879 casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. A análise revela um cenário preocupante, com predominância de vítimas do sexo feminino e idades entre 0 e 11 anos.

A delegada Carla Fabíola Coutinho, titular da DECAV, ressaltou que apesar da alta nos números, o aumento pode estar relacionado à maior confiança das vítimas em denunciar os abusos. “As vítimas estão mais encorajadas a denunciar devido às ações de conscientização. Isso, na verdade, é um indicativo positivo, pois as crianças e adolescentes se sentem seguros para fazer denúncias”, enfatizou a chefe de polícia.

A DECAV atua 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo atendimento humanizado e especializado. Para denúncias anônimas, o Disque 100 continua sendo um canal seguro e eficaz para comunicar suspeitas ou casos confirmados. “A denúncia anônima é essencial para investigarmos e tomarmos as providências necessárias”, reforçou a delegada.

Maio é conhecido como o “Maio Laranja”, mês nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha tem como principal marco o dia 18, instituído pela Lei Federal nº 9.970/00, em memória de Araceli Cabrera, assassinada aos oito anos em um crime brutal que permanece símbolo dessa luta por justiça e proteção à infância.