Um jovem de 22 anos foi baleado nas costas após o disparo acidental de uma arma de fogo, na noite de terça-feira, 9, na invasão do bairro Plácido de Castro, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. A vítima foi identificada como Francisco Nilson Nascimento de Castro.
De acordo com informações, Francisco estava na companhia de um amigo, ainda não identificado, que manuseava um revólver calibre .38 quando a arma disparou. O tiro atingiu a região abaixo da escápula, ficando o projétil alojado na coluna da vítima.
Após o disparo, testemunhas relataram que Francisco foi levado em um carro até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, no mesmo bairro. O veículo chegou em alta velocidade, deixou a vítima na emergência e saiu em seguida, tomando rumo ignorado.
O jovem recebeu os primeiros atendimentos na UPA, mas, devido à gravidade do ferimento, foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado para transferi-lo ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
No setor de traumatologia, os médicos constataram que Francisco não apresentava respostas motoras da cintura para baixo, levantando a suspeita de paraplegia.
A Polícia Militar esteve na UPA colhendo informações, enquanto a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), iniciou as investigações para identificar o autor do disparo. O estado clínico de Francisco Nilson é considerado estável.