O idoso Francisco Ferreira de Lima, de 77 anos, foi encontrado morto em sua residência na manhã de segunda-feira, 19, no km 6 do Ramal do Paulão, de acesso pela Caipora, na Rodovia AC-90 (Transacreana), zona rural de Rio Branco. O corpo já estava em avançado estado de decomposição.
De acordo com familiares, Francisco era bastante conhecido na região por emprestar dinheiro a moradores locais. A suspeita da família é que a morte tenha sido encomendada, possivelmente por conta de dívidas que pessoas da comunidade tinham com ele.
A esposa do idoso relatou que havia saído no sábado para passar o final de semana na casa das filhas, localizada do outro lado do rio. Francisco teria se recusado a acompanhá-la, afirmando que voltaria sozinho para casa. Desde então, ele não foi mais visto.
Ao retornar na manhã desta segunda-feira, a esposa notou algo estranho na casa. Ao entrar no quarto, encontrou o marido já sem vida, caído sobre a cama. Em choque, acionou as autoridades.
Uma equipe da Polícia Militar do patrulhamento rural foi enviada ao local, onde constatou o óbito e isolou a área até a chegada da perícia.
Devido à dificuldade de acesso, os peritos e agentes do Instituto Médico Legal (IML) precisaram utilizar um quadriciclo para alcançar a residência. Após a realização dos procedimentos técnicos, o corpo foi removido para exames cadavéricos na sede do IML.
A Polícia Civil investigará o caso.
A principal linha de investigação, até o momento, considera a possibilidade de homicídio motivado por dívidas, já que, segundo familiares, Francisco tinha valores significativos a receber de moradores da região.