José Mourão dos Santos, de 28 anos, foi preso por investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rio Branco, na manhã de sábado, 26, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Porto Velho (RO). Ele é acusado de tentativa de feminicídio contra sua ex-companheira, Jacqueline Araújo Guimarães.
O crime ocorreu em janeiro deste ano, no Distrito de Vista Alegre do Abunã, interior de Rondônia. De acordo com as investigações, Jacqueline já vinha sendo ameaçada e sofrendo agressões físicas e verbais por parte de José antes do ataque brutal. No dia do crime, após uma discussão iniciada enquanto José consumia bebidas alcoólicas, ele desferiu vários golpes de faca contra a vítima.
Jacqueline sofreu ferimentos graves, com perfurações no abdômen, perna, quadril e braço, além do rompimento de tendões na mão. Ela foi socorrida por vizinhos e levada inicialmente ao Hospital Regional da Vila Extrema, mas, devido à gravidade do seu estado, precisou ser transferida para o Pronto Socorro de Rio Branco, onde passou por cirurgias de urgência.
Após o crime, José Mourão fugiu, e seu paradeiro era desconhecido. A Polícia Civil de Rondônia instaurou um inquérito para investigar o caso. A delegada Daniele Medeiros, responsável pelas investigações, apurou que o acusado havia se escondido em Rio Branco. Com o fim do inquérito, a delegada solicitou a prisão preventiva de José.
O mandado foi cumprido na Travessa São Jorge, no bairro Airton Sena, em Rio Branco. José Mourão dos Santos foi conduzido à Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA) e permanece à disposição da Justiça, aguardando transferência para Porto Velho.