Policiais do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON) apreenderam uma carga de drogas avaliada em mais de R$ 450 mil e uma arma de fogo durante ação da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras do Alto Acre, que começou na madrugada de sexta-feira, 29, e se estendeu até a manhã de sábado, 30.
A ocorrência teve início por volta das 2h50, no Ramal do 59, quando os agentes localizaram 44,8 quilos de skunk, uma variedade mais potente da maconha tradicional. A droga estava em posse de um homem que foi preso em flagrante e, segundo a polícia, seguiria em direção ao município de Assis Brasil, na fronteira com o Peru e a Bolívia.
Além da droga, os policiais encontraram também uma arma de fogo com o suspeito. De acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a apreensão representa um duro golpe ao crime organizado, causando prejuízo de quase R$ 500 mil.
O skunk é considerado mais nocivo à saúde por apresentar alto teor de THC e baixo nível de CBD, o que aumenta os riscos de dependência, surtos psicóticos e danos cognitivos, principalmente em jovens.