..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Delegado Thiago Fernandes reforça pedido para que população denuncie maus-tratos ao idoso

Delegado Thiago Fernandes reforça pedido para que população denuncie maus-tratos ao idoso

Durante o podcast Conversa Franca desta sexta-feira 12, o delegado responsável pela Delegacia de Atendimento e Proteção ao Idoso, Thiago Fernandes, disse que é importância que a população denuncie casos de maus-tratos contra pessoas idosas, sejam pelo número 181, disk 100 ou presencialmente direto na Delegacia.

O delegado afirmou que são através de denúncias feitas pela população que em em 7 meses já foram instaurados mais de 180 inquérito de maus-tratos à pessoa idosa, e por isso a importância de debater este assunto para que outras pessoas possam saber, e caso presencie maus-tratos a idosos, denuncie.

Fernandes destacou que, após a nova roupagem que a delegacia ganhou, tendo um delegado titular e à disposição 24 horas por dia, chegaram a este número de 180 denúncias somente em 2021.

“É o que eu costumo dizer, um dos nossos objetivos também à frente da Delegacia do Idoso e levar esse assunto para a sociedade para que a sociedade fale sobre isso. Observe, se ali próximo da sua casa, não exista idosos sendo maltratado. As pessoas se perguntam: Será que meu pai e meu avô estão sendo bem cuidado? O que eu posso fazer para melhorar as condições de vida daquele meu familiar? Não podemos negar que dentro do âmbito familiar, às vezes, não tem nem esse sentimento todo ali pelo avô, pelo menos, mas assim como a gente que somos pessoa, digamos, instruída, nós temos a obrigação ali de nos inteirar sobre esse assunto de falarmos. Então, acho que principalmente e, primeiramente, no âmbito familiar”, disse o delegado.

O delegado também comentou sobre o sigilo das pessoas que denunciam. “Às vezes, você tem um vizinho que mora ali sozinho. Então procure se informar procure saber se aquele vizinho está passando algum tipo de necessidade. Muitas vezes, o vizinho idoso, muitas vezes aquela pessoa ela não tem nem condições de gritar ali, pedindo socorro. Então, faça uma denúncia anônima, exatamente, e procure os canais de comunicação. Nós temos um 181 da Polícia Civil, assim como temos o Disque 100 e também ou presencialmente lá na Delegacia do Idoso”, comentou Thiago.

“É fundamental, porque a grande maioria dos nossos, desses mais de 180 inquéritos como eu falei pra você que nós registramos 180 casos através de denúncias anônimas, a maioria são as denúncias realizadas dessa forma, denúncias anônimas. Então por esses canais que eu mencionei é muito importante que a sociedade nos ajude aqui”.