..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Cocaína apreendida pela Polícia Federal mostra o tamanho do tráfico na fronteira do Acre com Peru e Bolívia

Cocaína apreendida pela Polícia Federal mostra o tamanho do tráfico na fronteira do Acre com Peru e Bolívia

Dados publicados hoje (12) pelo Atlas da Violência – 2025, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostram o avanço das rotas de cocaína na fronteira do Acre com o Peru e a Bolívia.

Foram, em média, apreendidos por cada delegacia da Polícia Federal, presentes em Epitaciolândia, Rio Branco e Cruzeiro do Sul, de 181,5 quilos a 823,5 quilos. As informações são referentes ao ano de 2023.

Mas, a rota da cocaína não está apenas nas BRs 364 e 317. Ela também está presente nos aeroportos. Para se ter uma ideia, a Polícia Federal apreendeu entre 22,3 quilos a 41,9 quilos em 2023 no Aeroporto de Rio Branco.

“A disponibilidade de dados oficiais, transparentes e acessíveis é uma iniciativa louvável e necessária para compreendermos o fenômeno das drogas no Brasil, não só pelo aspecto da segurança pública ou da criminalidade, mas também pelo viés da saúde, visando a redução de dados e riscos à população. Um dado correto sobre a identificação das substâncias psicoativas que estão sendo comercializadas ilegalmente no país é uma questão de polícia, mas também de saúde pública, pois, afinal, essas substâncias estão sendo consumidas pela nossa população que precisarão do atendimento adequado em casos de intoxicação, consumo excessivo e demais efeitos adversos”, afirmam os pesquisadores.