Um projeto inovador está sendo implementado em Feijó, a pedido do prefeito Railson Ferreira (Republicanos). O município vai ofertar cerca de 200 mil mudas de cultivares como o café, cacau e açaí.
Toda essa produção de mudas será feita pelo viveiro da Prefeitura, que contará com 15 trabalhadores diretos, e será disponibilizada aos agricultores da Agricultura Familiar. A ideia é encurtar a burocracia e tornar acessível as novas plantas.
O trabalho está sendo coordenado pelo secretário municipal de Agricultura de Feijó, Ronaldo Reis. Ao Notícias da Hora, ele afirmou que o projeto do viveiro já foi todo feito e que daqui a cinco meses, já começa a produzir as primeiras mudas.
“O projeto já foi todo feito. Já foi feita a questão do primeiro pagamento do projeto. Estamos partindo para a fase de execução dele. Eu acredito que daqui a cinco meses, nós já estaremos produzindo as mudas. Ele terá capacidade de produzir 200 mil mudas por ano, algo inédito aqui para a gente, além de gerar emprego e renda ao município”, disse Reis.
Ainda de acordo com o secretário, o viveiro terá foco na produção de café, açaí e cacau, culturas que têm valor de mercado. “Paralelo ao viveiro de café, nós teremos aqui um viveiro de cacau e açaí. Estamos investindo fortemente nessas culturas porque é uma promessa de campanha do nosso prefeito. Vamos estar valorizando e com isso vamos estar diminuindo o desmatamento. O nosso objetivo é esse: recuperar áreas degradadas e auxiliar o homem do campo. Há muito tempo o poder público estava distante dele, hoje nós temos essa aproximação”, completou.