Com o agravamento da estiagem em Rio Branco, a secretária Municipal de Meio Ambiente, Flaviane Agustini Stedille, publicou uma portaria nesta quinta-feira (7/8) que proíbe o uso de churrasqueiras ou similares nas dependências do Parque Chico Mendes. A medida visa evitar incêndio florestal.
Além da proibição de churrasqueiras, a medida proíbe o uso de fogareiros, fogueiras e a queima de qualquer resíduo.
A secretária menciona que a missão do Parque Ambiental Chico Mendes é de um espaço de conservação, pesquisa, educação ambiental e lazer sustentável.
“A proibição de que trata esta Portaria se aplica a todos os visitantes, servidores, prestadores de serviço, comerciantes e quaisquer outros frequentadores do parque”, enfatiza o documento.
Flaviane Agustini acrescenta ainda que o descumprimento às regras sujeitará o infrator às sanções cabíveis, conforme a legislação ambiental vigente, podendo resultar em advertência, multa e/ou retirada imediata do local.
“Fica autorizada a equipe de fiscalização ambiental do parque, bem como, servidores designados da SEMEIA, a adotar as medidas necessárias ao cumprimento desta Portaria”, finaliza.