..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Um dos poucos acreanos a se encontrar com Francisco, Jorge Viana diz que conversa com pontífice foi “uma das mais especiais” da vida dele

Um dos poucos acreanos a se encontrar com Francisco, Jorge Viana diz que conversa com pontífice foi “uma das mais especiais” da vida dele

Pouquíssimos acreanos tiveram o privilégio de ficar frente a frente com o Papa Francisco. Um desses agraciados foi o então senador Jorge Viana. Nas redes sociais, ele relatou detalhes da visita feita ao pontífice em 2013, logo após Francisco assumir seu papado.

O encontro de Jorge e Francisco contou com a presença do então arcebispo de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi [Falecido em 2019], que por longos anos foi bispo da Diocese de Rio Branco, no Acre. Viana descreveu a conversa como singular.

“Fomos recebidos na Casa Santa Marta, onde ele vivia. Conversamos por uma hora — uma das mais especiais da minha vida. Falamos sobre fé, injustiças , meio ambiente, os povos indígenas, a Amazônia, Chico Mendes… e sobre os mais necessitados.
Em suas duas encíclicas, ele sempre nos lembrou da urgência de cuidar do planeta, respeitar os direitos humanos e buscar a paz. Um Papa que nos deixa muitos ensinamentos — e que, acima de tudo, viveu o que pregava”, disse Jorge Viana.

Veja o relato

Muita tristeza…. O Papa Francisco retornou à casa do Pai.

Logo nesta semana tão simbólica para a fé cristã — a Semana Santa —, vimos ontem sua última benção, no domingo de Páscoa, celebrando a ressurreição de Cristo.
Ele fez história com sua vida e seu papado. Desde o início, seguindo os passos de Jesus, o caminho de São Francisco, trabalhando pelo bem comum, com atenção aos mais pobres, aos excluídos, àqueles que mais precisam.

Ele assumiu em 2013. Na época, eu era senador e vice-presidente do Senado. Quatro meses depois, com ajuda de Dom Cláudio Hummes, eu e Dom Moacyr fomos visitá-lo em Roma. Fomos recebidos na Casa Santa Marta, onde ele vivia. Conversamos por uma hora — uma das mais especiais da minha vida. Falamos sobre fé, injustiças, meio ambiente, os povos indígenas, a Amazônia, Chico Mendes… e sobre os mais necessitados.

Em suas duas encíclicas, ele sempre nos lembrou da urgência de cuidar do planeta, respeitar os direitos humanos e buscar a paz. Um Papa que nos deixa muitos ensinamentos — e que, acima de tudo, viveu o que pregava.

Lembro com emoção daquele dia. Vimos o Papa vindo sozinho para nos encontrar, com uma batina simples…. Dom Moacyr me disse: “Esse é o primeiro Papa que vive, se veste e lidera assim”. Um verdadeiro exemplo de líder religioso.

Hoje, mais do que nunca, ficam seus ensinamentos de solidariedade, respeito às minorias e convivência com as diferenças. Que sorte a minha ter conhecido esse ser humano incrível. O Papa da simplicidade. O Papa do sorriso. O Papa da coragem de tomar atitudes.
Ao fim da visita, ele nos abraçou, me deu um terço que trouxe pra minha mãe, ajudou Dom Moacyr com o casaco e nos pediu que rezássemos por ele….Saímos e Dom Moacyr fez uma celebração numa pequena capela no Vaticano — eu era o único presente. Um dos momentos mais marcantes da minha vida.

Que descanse em paz, Papa Francisco. E que sua luz continue a nos guiar.