..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Um dos lugares mais ricos em biodiversidade do planeta, Serra do Divisor recebeu quase 3 mil visitas no ano passado

Um dos lugares mais ricos em biodiversidade do planeta, Serra do Divisor recebeu quase 3 mil visitas no ano passado

Em 2024, quase 3 mil pessoas visitaram o Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre. A informação é do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A Reserva Extrativista Chico Mendes recebeu 480 visitantes.

Em julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei aprovada pelo Congresso que institui a Política Nacional de Incentivo à Visitação a Unidades de Conservação (UCs).

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou que, ao impulsionar o acesso às unidades, a norma, na prática, potencializará a conscientização ambiental na sociedade.

“As unidades de conservação são estratégicas para a proteção da nossa biodiversidade e o enfrentamento da mudança do clima”, afirmou a ministra. “Ampliar o contato das pessoas com a rica beleza de nossas paisagens naturais é fundamental para fortalecer a recreação, o turismo e, sobretudo, a nossa educação ambiental, condição essencial para avançarmos na implementação do desenvolvimento sustentável em nosso país”, completou.

O engajamento da população e a promoção da educação ambiental e do turismo ecológico nas UCs estão entre os objetivos definidos pela política. A universalização do acesso, a promoção do desenvolvimento sustentável, a partir dos recursos naturais, e a participação ativa dos povos e comunidades tradicionais na gestão e operação do turismo comunitário, nos locais em que há sobreposição com territórios, também estão entre as prioridades.

Já as diretrizes incluem, entre outros parâmetros, as comunidades locais nas atividades relacionadas à visitação das UCs, a acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, o emprego de materiais e técnicas construtivas sustentáveis e a segurança do visitante. A política inclui ainda a integração regional entre UCs de conservação por meio da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e de outros instrumentos de conexão.