Os servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas têm até o dia 30 deste mês para realizar a validação cadastral anual, procedimento obrigatório para garantir o acesso a serviços e benefícios.
A atualização deve ser feita exclusivamente pelo SouGov.br, plataforma digital do governo federal voltada à gestão de pessoas no serviço público.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), além de manter os registros atualizados, a validação cadastral é uma medida de segurança para prevenir fraudes.
Quem precisa validar o cadastro?
O processo envolve 412.783 aposentados e 288.150 pensionistas do Poder Executivo Federal. Até o momento, 27% dos aposentados (cerca de 43 mil) e 19,43% dos pensionistas (mais de 18 mil) já concluíram a validação.
O MGI também alerta que aposentados e pensionistas com pendências na prova de vida podem regularizar a situação logo após a validação cadastral, no próprio SouGov.br. A prova de vida também é obrigatória e deve ser feita anualmente para evitar o bloqueio de pagamentos.
Passo a passo da validação cadastral
O procedimento é realizado em cinco etapas, diretamente no aplicativo ou site do SouGov.br:
1️⃣ Autodeclarações 2️⃣ Dados pessoais 3️⃣ Contatos 4️⃣ Documentos 5️⃣ Outros dados
Ao iniciar o processo, o sistema apresenta automaticamente a tela de validação cadastral. O usuário deve:
✅ Informar se possui mais de uma aposentadoria ou pensão (pelo RPPS ou INSS). ✅ Conferir os dados pessoais preenchidos e corrigir, se necessário. ✅ Atualizar telefone, e-mail e endereço caso haja mudanças.
O que acontece se perder o prazo?
Após 30 de abril, o acesso a outros serviços do SouGov.br ficará restrito até que a validação cadastral seja concluída.