..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Profissionais da Segurança Pública do Acre serão treinados para escuta especializada de crianças vítimas de violência

Profissionais da Segurança Pública do Acre serão treinados para escuta especializada de crianças vítimas de violência

A partir de agora, o governo do Acre está autorizado a oferecer treinamento aos profissionais da Segurança Pública para estabelecer a escuta especializada em depoimentos de crianças e adolescentes, tanto nas delegacias, quanto nas dependências do Poder Judiciário. A lei sancionada hoje (1/10) pelo governador Gladson Camelí é de autoria do deputado estadual Fagner Calegário.

A nova lei define que a escuta especializada consiste no procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitando o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade.

“As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário”, diz o texto.

De acordo com levantamento da Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas (DECAV), entre janeiro de 2022 e maio de 2025, o Acre contabilizou 1.879 casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. A análise revela um cenário preocupante, com predominância de vítimas do sexo feminino e idades entre 0 e 11 anos.