De acordo com previsão do meteorologista Davi Friale, publicada no site Otempoaqui, a primeira semana de setembro de 2025 deve ser marcada por forte instabilidade no Acre, com a presença de calor intenso, chuvas fortes, ventos, relâmpagos e a chegada de mais uma frente fria.
Segundo Friale, até a próxima quinta-feira, 4, o calor predomina em todo o Estado, acompanhado de pancadas de chuva que podem ser intensas em alguns pontos. Na sexta-feira, 5, uma nova massa de ar polar avança sobre a região, provocando a décima friagem do ano.
Com a chegada do frio, segundo a previsão de Davi, o próximo fim de semana será de temperaturas baixas e ventos intensos. Em Rio Branco, Brasileia e demais cidades do vale do rio Acre, os termômetros devem variar entre 14ºC e 17ºC nas madrugadas. Já no vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, as mínimas ficam entre 18ºC e 21ºC.
No entanto, devido à força dos ventos vindos do sudeste, a sensação térmica poderá ser até 4ºC inferior.
O meteorologista alerta que, entre quinta-feira, 4, e sábado, 6, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas intensas, raios e rajadas de vento, capazes de gerar transtornos em áreas mais vulneráveis.
Além da friagem, há possibilidade de novos recordes de calor no Acre. Até agora, a maior temperatura registrada este ano no Estado foi 37,7ºC, no domingo, 31. Em Rio Branco, o recorde do ano é de 36,7ºC, medidos no dia 22 do mês passado.