..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Pesquisa Mensal do Comércio aponta crescimento nas vendas, diz assessor da Fecomércio-AC

Pesquisa Mensal do Comércio aponta crescimento nas vendas, diz assessor da Fecomércio-AC

De acordo com Egídio Garó, os resultados do comércio varejista foram positivos e demonstraram retomada na atividade econômica nacionalmente, de forma lenta, porém gradual

O assessor da presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), Egídio Garó, comentou nesta sexta-feira, 1, sobre a última divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). De acordo com Garó, os resultados do comércio varejista foram positivos e demonstraram retomada na atividade econômica nacionalmente, de forma lenta, porém gradual. No Acre, os valores também foram positivos.

De acordo com a pesquisa, a receita nominal de vendas no comércio varejista em todo o País, na variação entre março e abril deste ano, foi de 1,3%. Comparado com o mesmo período de 2021, os resultados demonstraram um crescimento de 22,3 pontos; a variação acumulada nos últimos 12 meses, também comparada com a variação acumulada do mesmo período do ano anterior, teve como resultado um aumento de 14,5 pontos do volume.

Egídio explicou que o mesmo se observou no volume de vendas do comércio, que apresentou aumento de 0,9 pontos entre os meses de março e abril. "Conferente ao mesmo período do ano passado, a diferença foi positiva em 4,5 pontos”, disse. No comércio varejista ampliado, que considera o setor de automóveis e material para construção, a receita nominal de vendas cresceu 18,7 pontos, se comparada com o mesmo período do ano anterior, ou seja, entre março e abril; enquanto que o volume de vendas entre março e abril aumentou em 0,7 pontos, uma diferença de 1,5 pontos se verificado em relação ao mesmo período do ano anterior.

No que diz respeito ao estado acreano, a receita nominal de vendas entre os meses de março e abril foi de 4,3 pontos. “Comparando este resultado com o mesmo período do ano passado, a receita nominal aumentou em 19,2 pontos.  Além disso, o volume de vendas, por sua vez, cresceu 2,6 pontos entre março e abril; comparando com o mesmo período do ano passado, o indicador atingiu 7,8 pontos”, afirmou.

No varejo ampliado, a receita nominal foi de 3,4 pontos entre março e abril e 15,4 pontos caso seja relacionado ao mesmo período do ano anterior. O mesmo se observou volume de vendas, com um crescimento entre março e abril de 1,6 pontos e 3,3 pontos se comparado com o ano passado para os meses em referência.

“Com os dados tratados pela pesquisa e observando os demais estados da Região Norte do País, entre março e abril, o Acre ficou com a segunda posição, seguindo o Amazonas, que lidera nos dados referentes ao volume de vendas acumuladas entre os meses de janeiro e abril. No entanto, com a menor, o Estado encontra-se na quinta posição do ranking”, afirmou Garó.

Tais observações permitiram verificar, ainda segundo Egídio, que, após os momentos de vicissitudes que o setor passou ao longo dos últimos dois anos, os resultados são positivos para o Acre. “O que indica que a reação do comércio está sendo bem implementada, inclusive com a adoção de outras metodologias de negócios, incluindo os meios digitais”.

Por fim, o ranking dos estados da região norte está relacionado ao número de consumidores, os custos envolvidos nos processos de aquisição, transporte e vendas e, por fim, padece com as vendas virtuais dos grandes centros, típicos para toda a região.