..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Padre Massimo diz que Quarta-feira de Cinzas chama os cristãos à conversão através da Campanha da Fraternidade

Padre Massimo diz que Quarta-feira de Cinzas chama os cristãos à conversão através da Campanha da Fraternidade

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, período de 40 dias de preparação para a Páscoa.

A data abre um dos tempos mais significativos do calendário litúrgico da Igreja. No início da Igreja Cristã, a penitência pública para pessoas que haviam pecado incluía o uso de cinzas e pano de saco. À medida que a Igreja cresceu e evoluiu, essa prática diminuiu.

Essa longa tradição acabou se transformando em Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.

O padre Massimo Lombardi, missionário da igreja católica no bairro Cidade do Povo, lembra que a Quarta-feira de Cinzas chama os cristãos à conversão através da Campanha da Fraternidade.

“Podemos refletir sobre a necessidade da nossa conversão quaresmal através da simbologia de três cômodos lá na nossa casa, a cozinha, a sala e os quartos. A cozinha, que nos ensina a partilhar, pois Jesus amava também comer e partilhar na casa de muita gente, mas várias casas perto da nossa, inclusive, não tem nem o que cozinhar, nem uma botija de gás, nem água encanada. A nossa conversão será lutar para isso e será deixar de lado o desperdício e o egoísmo. A sala é o lugar do encontro, da visita, do estar juntos. Mas muitas famílias vivem em espaços tão apertados que não há lugar nem para receber um hóspede. A nossa conversão será abrir o coração para o diálogo, sair do isolamento do celular, conversar com os nossos familiares e de quem bate a nossa porta. Vamos também combater a cultura do descarte e da indiferença para nos tornarmos mais acolhedores. E os quartos são o lugar da intimidade. Ter um quarto seguro e silencioso é um direito humano básico para a saúde mental e física. E milhões dormem sob o medo da chuva ou do despejo. A nossa conversão será lutar por políticas públicas de habitação. Que garantam casa digna, com energia elétrica, água potável, esgoto e dignidade para todos. Enfim, a verdadeira conversão da Campanha da Fraternidade 2026 é entender que quando rezamos Pai Nosso, estamos dizendo que a casa comum que é o mundo deve ter quartos, salas e cozinhas dignas para todos os filhos de Deus.”