O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, lançou um novo edital do Programa Mais Médicos com o objetivo de fortalecer a assistência à saúde em regiões remotas e socialmente vulneráveis do país. As inscrições para os profissionais interessados encerram nesta quinta-feira, 8, no Sistema Único de Saúde (SUS).
No Acre, 11 dos 22 municípios serão contemplados com novos médicos. A capital Rio Branco receberá cinco profissionais. Já os municípios de Feijó terão três vagas; Acrelândia, Porto Acre e Tarauacá receberão dois médicos cada. Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus serão contemplados com um médico cada.
Além disso, o edital prevê a atuação de três médicos no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Purus, que atende Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, e dois médicos destinados ao atendimento de populações indígenas do Alto Rio Juruá, no município de Jordão.
No total, o novo edital do Mais Médicos prevê a contratação de 3.174 profissionais distribuídos em todos os estados e no Distrito Federal. Desses, 3.066 atuarão em 1.620 municípios brasileiros, enquanto 108 médicos serão alocados em 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas.
A prioridade do programa é atender regiões com baixa cobertura médica, especialmente em municípios de pequeno porte (75,1% das vagas), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%). Por região, o Nordeste lidera com 1.105 vagas, seguido pelo Sudeste (945), Sul (419), Norte (397) e Centro-Oeste (200).