..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

MPAC faz visita ao abrigo que acolhe imigrantes em Rio Branco

MPAC faz visita ao abrigo que acolhe imigrantes em Rio Branco

Nesta sexta-feira, 13, o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento esteve na Chácara Aliança, em Rio Branco, um dos locais que acolhem os imigrantes que chegam ao Brasil pelo Acre. O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento do espaço, identificar as necessidades e definir estratégias de atuação do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) na questão migratória.

Estiveram presentes integrantes das secretarias estadual e municipal de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres, além do coordenador administrativo do Núcleo de Atendimento Psicossocial (Natera), órgão auxiliar do MPAC, Fábio Fabrício.

“A questão migratória é muito complexa e depende de uma articulação interinstitucional para que possamos encontrar as soluções necessárias. Um dos problemas é a dificuldade que essas pessoas encontram para deixar o Acre e seguir para o seu destino final, geralmente outros estados onde têm família e oportunidade de trabalho”, disse o procurador-geral.

Atualmente, estão no abrigo 14 famílias, que em sua maioria são de nacionalidade venezuelana. No espaço recebem moradia, alimentação e orientação para retirada de documentos e inclusão em programas sociais.

O Acre é rota de imigração desde 2010, quando houve uma grande migração de haitianos para o Brasil, após um terremoto atingir o Haiti. A partir de 2021, notou-se um movimento de fluxo reverso de migração. Em razão da pandemia da Covid-19, os imigrantes encontraram fronteiras fechadas, o que fez aumentar o número de pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado.