..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Movimento nos aeródromos do Acre ultrapassa 2,3 mil voos no primeiro trimestre de 2025

Movimento nos aeródromos do Acre ultrapassa 2,3 mil voos no primeiro trimestre de 2025

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), divulgou nesta terça-feira, 8, o Relatório de Controle Aeroportuário referente ao mês de março. Os dados apontam que os aeródromos do estado registraram 682 voos, totalizando 2.372 operações nos três primeiros meses de 2025. O transporte aéreo é essencial para garantir a mobilidade da população acreana, especialmente em municípios de difícil acesso por via terrestre. O relatório abrange oito aeródromos e reforça a importância dos investimentos na infraestrutura aeroportuária para assegurar o deslocamento seguro e o acesso a serviços básicos nos municípios mais isolados.

“Com o compromisso do governador Gladson Camelí, seguimos avançando para tornar os aeroportos mais eficientes e seguros. O transporte aéreo continua sendo um elo fundamental entre os acreanos e os serviços que eles precisam”, destacou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

Feijó segue como o município com maior movimentação aérea, com 267 voos registrados em março, sendo 237 operações normais, 27 para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e 3 noturnas. Em seguida, Tarauacá contabilizou 169 voos, com 149 normais, 17 de TFD e também 3 noturnos. Marechal Thaumaturgo registrou 81 operações (61 normais e 20 de TFD), enquanto Jordão somou 94 voos, sendo 87 normais e 7 de TFD. Já Porto Walter contabilizou 36 voos normais, Santa Rosa do Purus teve 28 (26 normais e 2 TFD), Xapuri registrou 6 (5 normais e 1 TFD) e Manoel Urbano apenas 1 voo normal.

Aeródromo de Feijó registra maior volume de voos no estado. Foto: Rafael Dias/Deracre

Do total de 682 voos em março, 602 foram operações regulares, 74 atendimentos de TFD e 6 voos noturnos. A movimentação acumulada nos três primeiros meses do ano reforça a relevância dos aeródromos na integração logística do estado, com números expressivos: 888 voos em janeiro, 802 em fevereiro e 682 em março.

Governo investe na modernização da infraestrutura aeroportuária em municípios do Acre. Foto: Luy Andriel/Deracre

Os dados mostram que, mesmo com uma leve redução no volume mensal, mais de 88% das operações continuam sendo voos regulares, evidenciando a constância na demanda por transporte aéreo. O Deracre segue atuando para fortalecer a malha aérea regional e oferecer melhores condições de acesso e deslocamento à população acreana.