..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Ministério da Saúde aprova novas diretrizes nacionais para rastreamento do câncer de colo do útero

Ministério da Saúde aprova novas diretrizes nacionais para rastreamento do câncer de colo do útero

O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira, 18, no Diário Oficial da União, a Portaria Conjunta nº 13/2025, que aprova as novas Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer de Colo do Útero. A medida atualiza protocolos clínicos e adota oficialmente o uso de testes moleculares para a detecção do DNA-HPV oncogênico como método principal de rastreamento.

De acordo com o documento, as diretrizes definem critérios de diagnóstico, tratamento e acompanhamento da doença, além de estabelecer mecanismos de regulação, controle e avaliação em todo o país. As secretarias estaduais e municipais de saúde, bem como a do Distrito Federal, deverão utilizar as orientações na organização da rede assistencial e nos processos de autorização e ressarcimento de procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as determinações, está a obrigatoriedade de informar pacientes ou responsáveis legais sobre riscos e efeitos colaterais dos procedimentos e medicamentos indicados para o tratamento. O texto também revoga a Portaria nº 497, de 2016, que tratava das diretrizes anteriores.

O câncer de colo do útero é uma das principais causas de morte por câncer entre mulheres no Brasil, mas pode ser prevenido e tratado de forma mais eficaz quando identificado precocemente. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o uso dos testes de DNA-HPV representa um avanço no rastreamento por oferecer maior precisão na detecção de alterações precursoras da doença.
A íntegra das novas diretrizes está disponível no portal do Ministério da Saúde: gov.br/saude.