Uma cena registrada em Marechal Thaumaturgo, interior do Acre, neste sábado (30/8) mostra a dimensão da seca no Rio Amônia. Uma mãe foi flagrada com uma criança, menor que cinco atravessando às águas do manancial, a pé. O cenário serve de alerta às autoridades para medidas de socorro às comunidades que estão no Alto Amônia e correr risco de insegurança alimentar e hídrica.
Apesar de 2025 está sendo um ano considerado atípico com relação às queimadas, o verão amazônico segue castigando as cidades isoladas do Acre, como é o caso se Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Santa Rosa do Purus e Jordão.
Esta última, imagem semelhante foi registrada no Rio Jordão. Adolescentes atravessam o manancial de bicicleta. O registro foi feito pelo deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) no mês de julho, em Jordão. Na época, ele comentou sobre.
“A estiagem na Amazônia acreana promete ser severa este ano e demandará do poder público um olhar atento para evitar o desabastecimento das cidades isoladas. No vídeo, o encontro das águas dos rios Tarauacá e Jordão, no município de Jordão, registro feito neste sábado, dia 26 de julho”, escreveu o parlamentar.