O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até o próximo domingo, 28, o prazo para envio de recursos contra os resultados preliminares da prova prática de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) 2025/1. Inicialmente, o prazo se encerraria na sexta-feira (26).
Os candidatos que desejarem apresentar recurso devem acessar o Sistema Revalida, disponível na Página do Participante, e seguir as orientações indicadas. A ampliação do prazo consta em retificação publicada no Diário Oficial da União.
Após a análise dos recursos, o resultado definitivo da segunda etapa do Revalida 2025/1 será divulgado em 31 de outubro. O documento trará também os pareceres das bancas de especialistas, com as razões para o deferimento ou indeferimento dos pedidos, apresentados de forma única e não individualizada.
Realizado em duas edições anuais, o Revalida é composto por duas fases: uma prova teórica (objetiva e discursiva) e a avaliação prática de habilidades clínicas. As questões abrangem as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade.
O objetivo do exame é avaliar médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior que buscam autorização para exercer a profissão no Brasil. A avaliação verifica se os profissionais possuem as competências e conhecimentos necessários para atuar de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando a qualidade do atendimento médico no país.