..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Ifac participa de capacitação sobre Política de Inovação promovida pela Suframa

Ifac participa de capacitação sobre Política de Inovação promovida pela Suframa

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizou, na quarta-feira (23), no auditório da Autarquia, um treinamento voltado à Política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), direcionado à comitiva do Instituto Federal do Acre (Ifac), que está em visita técnica a Manaus entre os dias 23 e 25 de julho.

O treinamento foi conduzido pela equipe da Coordenação-Geral de Gestão Tecnológica (CGTEC), com abertura feita pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira. A programação teve início com a fala da procuradora federal junto à Suframa, Diana Azin, que abordou a atuação institucional da Autarquia no âmbito da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus.

Em seguida, o coordenador-geral de Gestão Tecnológica da Suframa, Rafael Gouveia, introduziu os principais pontos da Política de PD&I administrada pela Autarquia. Durante sua apresentação, Gouveia destacou que, conforme determina a Lei de Informática da Zona Franca de Manaus, as empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) devem aplicar, no mínimo, 5% do faturamento com esses produtos em atividades de PD&I na Amazônia Ocidental ou no Estado do Amapá. 

Suframa.jpeg Suframa (3).jpeg

Segundo Gouveia, a estimativa da Suframa é que, em 2025, o volume de recursos obrigatórios em PD&I alcance R$ 1,59 bilhão. "Esses valores podem ser acessados por ICTs através de convênios com as empresas titulares de obrigação de PD&I ou Programas Prioritários do CAPDA”, explicou Gouveia.

O treinamento seguiu com a exposição dos conceitos teóricos e aspectos operacionais das atividades de PD&I, apresentada pelo coordenador de Monitoramento Tecnológico, Thiago de Melo, e com a abordagem sobre os Programas Prioritários do Capda e a atuação das Empresas de Base Tecnológica (EBTs) nesses programas, feita pela coordenadora de Articulação Tecnológica, Taynara Tenório.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, fez uma breve participação na atividade e ressaltou a relevância da política de PD&I para o desenvolvimento regional. “A política de PD&I é uma das ferramentas mais importantes para interiorizar o desenvolvimento e gerar conhecimento aplicado à realidade da Amazônia. Esses recursos contribuem diretamente para o fortalecimento das instituições de ensino e pesquisa nos estados da área de abrangência da Suframa”, afirmou.

Suframa (4).jpeg Suframa (2).jpeg

Intercâmbio de experiências - A visita técnica do Ifac à capital amazonense busca promover o intercâmbio de experiências e fortalecer parcerias com o ecossistema de inovação local. A comitiva é formada pelo reitor do Ifac, Fábio Storch; pela pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Herika Satrapa; pelo diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Genildo Cavalcante Junior; pela pró-reitora de Extensão, Luana Melo; além de pesquisadores e extensionistas da instituição.

A programação da comitiva em Manaus segue até sexta-feira (25). Na tarde desta quarta-feira, o grupo apresentará o portfólio de projetos e serviços do Ifac a empresas locais na sede da Suframa, com foco em identificar demandas e oportunidades de colaboração. Na quinta-feira (24), foram realizadas visitas técnicas ao Polo de Inovação do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), à Fundação Paulo Feitoza (FPFTech) e ao Cits Amazonas. Nesta sexta-feira (25), a comitiva visita a fábrica da BMW Motorrad no Polo Industrial de Manaus como parte do programa Zona Franca de Portas Abertas.