..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Idaf promove curso de agente vacinador para fortalecer controle da brucelose em Feijó

Idaf promove curso de agente vacinador para fortalecer controle da brucelose em Feijó

O governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), promoveu, nos dias 12 e 13, o Curso de Agente Vacinador contra a Brucelose, no km 62 da BR-364, no município de Feijó.

O curso integra as ações do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), instituído em 2001 com o objetivo de reduzir a prevalência dessas doenças nos rebanhos bovinos e bubalinos, proteger a saúde pública e fortalecer a segurança sanitária da produção pecuária no país.

Voltada a produtores rurais, trabalhadores da agropecuária e moradores da comunidade local, a capacitação buscou ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso à imunização dos rebanhos da região. A iniciativa também contribui para o fortalecimento da vigilância sanitária e para o cumprimento das exigências legais da defesa agropecuária.

Para Maria Graciene Silva Asceno, moradora do Rio Muru, no Seringal Transual, participar do curso é uma necessidade para a comunidade local. “A brucelose é uma preocupação constante para nós, produtores. Ter a oportunidade de participar de um curso como esse é fundamental, pois aprendemos a manejar melhor a vacina e a prevenir a doença. Isso garante mais saúde para o nosso rebanho”, afirma.

A formação de agentes vacinadores dentro das próprias comunidades facilita o acesso à vacinação, garante a aplicação correta do imunizante e fortalece a vigilância sanitária. A medida é essencial para reduzir os riscos de contaminação, já que a brucelose é uma zoonose que pode ser transmitida aos seres humanos.

Devem ser vacinadas todas as fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses. Foto: Valcenir Tavares/Idaf

“Desde as aulas teóricas até as práticas, aprendi sobre as formas de contaminação e as técnicas necessárias para o manuseio seguro da vacina. Agora, vou retornar para minha comunidade com muitas informações para compartilhar com outros produtores”, explica o cacique Carlos Francisco Brandão Shanenawa (Tekahayni), em Feijó.

Com a realização do curso, o Idaf espera aumentar os índices de vacinação contra a brucelose em Feijó, reduzir a incidência da doença nos rebanhos locais e fortalecer o cumprimento das normas sanitárias, contribuindo para a valorização da produção pecuária e o desenvolvimento econômico do município.

Os agentes vacinadores ficam com a responsabilidade de vacinar o rebanho. Foto: Valcenir Tavares/Idaf

“O Idaf está sempre à disposição para atender às necessidades do produtor, com uma equipe totalmente preparada, porque entendemos a importância da formação de agentes vacinadores na própria comunidade, o que garante a aplicação correta da vacina. Rebanho vacinado é sinônimo de segurança para a produção pecuária local”, ressalta o médico veterinário e chefe da unidade do Idaf em Feijó, Vinícius Braga.