..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

IDAF intensifica fiscalização no Acre para evitar entrada da gripe aviária no Estado

IDAF intensifica fiscalização no Acre para evitar entrada da gripe aviária no Estado

Barreiras sanitárias são reforçadas nas divisas com Rondônia e Amazonas; granjeiros locais adotam medidas preventivas para proteger a produção de ovos

O Instituto de Defesa Animal e Florestal do Acre (IDAF) intensificou a fiscalização no posto da Tucandeira, fronteira com Rondônia, para impedir a entrada da gripe aviária no Estado. A medida ocorre após a confirmação de um surto da doença no município de Montenegro (RS).

Também foi montadas barreiras sanitárias no posto Pica-Pau, na divisa com o Amazonas, e no trevo da Estrada do Pacífico, com o objetivo de controlar o tráfego de produtos hortigranjeiros, considerados sensíveis ao risco de contaminação.

Donos de granjas nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia e Senador Guiomard têm tomado medidas adicionais para proteger seus plantéis. Segundo Everton Arruda, coordenador do Programa Estadual de Sanidade Avícola, a preocupação com o avanço da doença levou os produtores a instalar barreiras sanitárias nas próprias propriedades.

“Há um alerta importante para o setor avícola. Um surto no Sul do país acendeu o sinal vermelho também aqui”, afirmou Arruda. Atualmente, há 37 granjas ativas nas cidades de Brasileia e Epitaciolândia, das quais 17 foram inspecionadas na última semana.

O coordenador ainda destacou que os ovos embrionários usados na formação de plantéis no Acre vêm de Rondônia, Minas Gerais e São Paulo, estados que estão fora das áreas com focos da gripe aviária. Já a entrada de produtos do Rio Grande do Sul está proibida por tempo indeterminado.