Uma decisão da desembargadora Denise Bonfim, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), ordena a imediata suspensão da greve dos médicos, que seria deflagrada hoje (9). A decisão em caráter liminar jogou um balde de água fria no movimento.
Caso haja descumprimento da medida por parte do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed/AC), este terá que pagar uma multa de R$ 10 mil por hora.
A decisão liminar de Denise Bonfim até a um pedido apresentado à Justiça pelo governador Gladson Cameli, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). As alegações feitas pelo governo é de que há indícios de ilegalidade no movimento. Os procuradores do Estado citam que não “negociação prévia”.
Mais cedo, Guilherme Pulici, presidente do Sindmed/AC, afirmou ao Notícias da Hora que o Sindicato estaria fiscalizando as unidades para garantir que as regras da greve fossem cumpridas e também para coibir qualquer tentativa de assédio moral. “Orientamos os médicos a registrarem ameaças para que nosso jurídico possa atuar e pedir punição exemplar aos responsáveis”, afirmou Pulici.