“A minha Aurorinha vai ficar bem. A gente só quer o bem dela. A Aurora vai vencer porque ela é guerreira e nós vamos contar esse testemunho. Em nome de Jesus ela vaisair dessa”. Com esta fala e visivelmente emocionado, o pai da recém-nascida transferida para Minas Gerais após o incidente no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, encerra um vídeo divulgado por ele nas redes sociais no final da tarde desta quinta-feira, 26.
Por meio do Notícias da Hora, Marcos Oliveira vem a público informar a situação e reconhecer a qualidade com o qual a filha está sendo atendida na unidade de referência em tratamento de queimaduras para a qual foi transferida pelo governo do Estado.
O pai de Aurora relatou como a bebê está sendo atendida, como foi feito seu transporte de Rio Branco até Belo Horizonte (MG) e também destaca o acolhimento recebido por ele e a esposa, Leide Oliveira, na capital mineira.
“A Aurorinha foi atendida, foi feito exames nela, a enfermeira e a equipe médica fizeram curativos, ela está internada na UTI e estão cuidando muito bem dela. A assistente social arrumou uma casa de apoio pra gente ficar, descansar, tomar banho e estamos aqui”, descreve.
Em seguida, Marcos Oliveira, faz questão de esclarecer que a filha foi transportada em uma aeronave com suporte médico. “Ela veio num avião de UTI. Não foi ‘teco-teco’ como estão falando.”, destacou. A criança foi de avião aero-médico do Estado.
Antes de concluir, o pai da bebê informa a atual situação. “Correu tudo bem e ela está bem está reagindo bem, recebendo o melhor tratamento num hospital que, como todos sabem, é de referência. Estamos rezando que dê tudo certo. Obrigado a todos que ajudaram”, assinala.
O relato do pai de Aurora corrobora com a nota assinada pelo secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, publicada nos meio oficiais do governo do Estado na última quarta-feira, 25, onde informa “a prioridade, sensibilidade e responsabilidade para garantir a assistência necessária à criança e o acolhimento à família, desde os primeiros sinais de agravamento do quadro”.
Em nota o Governo do Estado, informou que “a Sesacre articulou com o governo de Minas Gerais a transferência da recém-nascida para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte – maior Centro de Tratamento de Queimaduras do Brasil e referência nacional em casos de alta complexidade”.
A logística empregada no transporte também foi detalhada e de acordo com a nota oficial “foi coordenada pelo governo do Acre, garantindo o transporte seguro e estável da criança até a capital mineira em uma aeronave pressurizada bimotor com total estrutura de transporte aeromédico, um King Air C90”.
Além da estrutura, o governo do Estado presta assistência psicológica, conforme dito pelo pai no vídeo e explicado pelo secretário na nota. “Mesmo com a paciente fora do estado, a presença do Acre continua: um psicólogo da rede estadual foi designado para acompanhar a família em Belo Horizonte e oferecer suporte emocional neste momento tão delicado”.