..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Defesa Civil estadual intensifica monitoramento dos rios com instalação de pluviômetros semiautomáticos

Defesa Civil estadual intensifica monitoramento dos rios com instalação de pluviômetros semiautomáticos

Com o objetivo de fortalecer o monitoramento do nível de água dos rios que banham o Acre, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil iniciou a instalação de pluviômetros semiautomáticos em diversos municípios. 

A região do Alto Acre é a primeira a ser contemplada. A nova tecnologia permite registrar automaticamente a quantidade de chuva em um painel digital, facilitando o acompanhamento dos índices pluviométricos.

Esses equipamentos são fundamentais para o monitoramento de áreas de risco e para projetos de prevenção a desastres naturais. Diferentemente dos modelos convencionais, os pluviômetros semiautomáticos dispensam a leitura manual constante, garantindo maior precisão e agilidade na coleta de dados.

De acordo com o responsável pelo monitoramento hidrometeorológico da Defesa Civil, coronel James Gomes “o principal objetivo dessa tecnologia é proteger vidas”. “Com o monitoramento mais preciso e rápido das chuvas, conseguimos emitir alertas antecipados e orientar as famílias que vivem em áreas de risco. Isso permite que a Defesa Civil atue com mais eficiência e a população tenha mais segurança durante momentos de crise.”

Coronel James Gomes ressalta a importância do equipamento. Foto: Jean Lopes/Defesa Civil

A cidade de Assis Brasil foi a primeira a receber o equipamento, nesta terça-feira, 11. Nos próximos dias, os demais municípios das regiões do Alto e Baixo Acre também serão contemplados. A ação é resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, por meio do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden).

Uma das principais finalidades da tecnologia é a prevenção de enchentes. Durante o inverno amazônico, várias regiões do Acre ficam suscetíveis a alagações. Por isso, a instalação dos equipamentos em áreas com potencial de inundação reforça o monitoramento hidrometeorológico e contribui para a criação de planos de contingência mais eficazes.

Tecnologia vai ajudar na prevenção de enchentes pelo estado. Foto: Jean Lopes/Defesa Civil

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, destacou a importância da cooperação entre as esferas de governo. Segundo ele, o trabalho conjunto entre o Estado e as equipes municipais garante mais agilidade nas ações e benefícios diretos à população.

“Eu agradeço ao governo do Estado por enviar essa equipe aqui. A solução ainda é a prevenção. Sem dúvida alguma, a prevenção precisa de informações. Se os municípios e os gestores tiverem dados técnicos precisos, a gente consegue se planejar melhor”, declara Jerry.