..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Davi Friale diz que frente fria derruba temperaturas já na noite de domingo e alerta para baixa umidade relativa do ar: “abaixo de 30%”

Davi Friale diz que frente fria derruba temperaturas já na noite de domingo e alerta para baixa umidade relativa do ar: “abaixo de 30%”

O meteorologista e pesquisador, Davi Friale, voltou a afirmar nesta sexta-feira (13) que a frente fria, que deve chegar ao Acre na noite de domingo (15), deve ganhar força na terça-feira (17) fazendo as temperaturas despencarem.

“No Acre, os primeiros ventos polares começarão a soprar a partir da noite do próximo domingo, dia 15 de maio, sendo que, na segunda-feira, dia 16, o dia já começa ameno, porém, o frio mais intenso será a partir de terça-feira. Durante toda a semana, ou seja, pelo menos sete noites consecutivas, as temperaturas deverão ficar abaixo de 17ºC, ao amanhecer, na maior parte do Acre”, alertou o pesquisador para a necessidade de se promover urgente uma campanha solidária para arrecadar agasalhos.

Ele aponta ainda que “em Rio Branco, Brasileia, Xapuri, Assis Brasil e demais municípios do leste e do sul do Acre, a temperatura mínima, no início do dia, poderá chegar a 10ºC, com sensação inferior, devido aos fortes ventos, com rajadas acima de 40km/h, que estarão soprando da direção sudeste”.

Friale, que estuda o clima do Acre e de outras regiões do Brasil, destacou que “na região do Pantanal de Mato Grosso, os termômetros poderão registrar temperaturas inferiores a 9ºC, inclusive, em Cuiabá. Em Brasília, não será surpresa se as noites ficarem abaixo de 5ºC. Todo o sul e sudoeste do Amazonas, assim, como todos os municípios de Rondônia, terão temperaturas inferiores a 18ºC, podendo chegar a 10ºC, em várias cidades".

Em terras acreanas, o sol volta a predominar apenas na quarta-feira, 18, mas de forma amena e alerta para a necessidade das pessoas tomarem muito líquido: "a umidade relativa do ar, no Acre, deverá ficar abaixo de 30%, o que caracterizará estado de atenção para a saúde humana, podendo, até, ser inferior a 20%, em alguns momentos, o que levará ao estado de alerta para a população. Será a semana do “racha-lábio”, quando a pele e os lábios, se não forem adequadamente hidratados, ficarão sensivelmente afetados pela baixa umidade do ar”. E conclui: “Será uma semana com clima típico de deserto: dias ensolarados e noites estreladas e frias”.