..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Criança de 1 ano que morreu no Hospital do Juruá não estava com covid, mas apresentava quadro de bronquiolite, diz coordenadora

Criança de 1 ano que morreu no Hospital do Juruá não estava com covid, mas apresentava quadro de bronquiolite, diz coordenadora

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Coordenadora Interina da Regional de Saúde do Juruá/Tarauaca e Envira, emitiu nota a respeito da morte do pequeno Rauani Kaxinawá, de apenas 1 ano de idade. A criança pode ter sido mais uma vítima da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

De acordo com Carina Valesca Lima, coordenadora Interina da Regional de Saúde do Juruá/Tarauaca e Envira, Rauani foi internado no Hospital Regional do Juruá no dia 24 de junho de 2022, às 18h11min, encaminhada da CASAI de Feijó. A criança foi “diagnosticada com bronquiolite, apresentando sintomas de taquicardia, taquipneia, febre, tosse, diarreia e com saturação 86%”.

Em nota, Carina Valesca afirma que durante a internação, o bebê “estava respirando com suporte de oxigênio por meio da máscara de venturi, saturando nessa condição 96%. Fez uso de antibióticos, corticoides e antivirais. Foi realizado teste para covid, com resultado negativo”.

E acrescenta: “No dia 26 de junho, apresentou piora no quadro clínico e foi encaminhada para a sala de emergência. Foi prestada a assistência necessária e, após melhora, retornou à clínica médica. No dia 29 de junho, no período noturno, o quadro clínico voltou a se agravar e a criança foi encaminhada para UTI, por volta de 22h. Na UTI, foi entubada pelo médico pediatra. Mas, infelizmente, sofreu duas paradas cardíacas e veio a óbito”.

 

Ao final do documento, a direção do Hospital do Juruá diz que “se solidariza com a família e reafirma que a criança recebeu todos os cuidados possíveis desde que chegou à unidade de saúde”.

Bronquiolite

A doença é causada por vírus, o mais frequente é o vírus sincicial respiratório. Ela afeta diretamente os bronquíolos terminais, ou seja, das ramificações mais finas que conduzem o ar para dentro dos pulmões, provocando uma inflamação aguda.