Dividindo sua rotina entre a máquina de costura e os treinos intensos de musculação, a acreana Alcione Valentim de Brito, de 36 anos, estreou com destaque no fisiculturismo ao conquistar o 1º lugar na categoria Bikini Fitness e o 3º no Wellness, durante o 6º Campeonato de Fisiculturismo do Acre, que aconteceu no dia 18 deste mês em Rio Branco. Natural de Epitaciolândia e atualmente morando em Rio Branco, a atleta agora mira voos mais altos, com a meta de competir em nível interestadual.
Filha de costureira e também costureira de profissão, Alcione encontrou no fisiculturismo uma paixão inesperada. Tudo começou em 2015, quando, após sofrer bullying por ser muito magra, decidiu treinar para “ganhar um corpinho”. O que era apenas uma tentativa de mudança estética virou amor pelo esporte.
“Foi a partir da musculação que eu conheci o fisiculturismo e me apaixonei. Há mais ou menos um ano comecei a treinar de forma focada e, agora, estou colhendo os primeiros frutos”, conta ela, ainda emocionada com a estreia vitoriosa.
Sem patrocínio e com apoio limitado, Alcione precisou contar com a solidariedade da própria comunidade do fisiculturismo. “O fisiculturismo é um esporte caro e pouco valorizado. Quem me ajudou muito foi o meu preparador, João Vitor, que também é atleta e venceu na sua categoria. Ele se ofereceu para me preparar, e sou muito grata”, diz.
A dedicação entre linhas e halteres rendeu frutos logo na primeira competição. Alcione subiu pela primeira vez ao palco no Campeonato Acreano e saiu campeã da categoria Bikini Fitness, além de conquistar o terceiro lugar no Wellness.
Agora, o próximo passo já está definido: o King Classic, em Rondônia, no dia 5 de outubro. “Tive um retorno muito positivo e quero continuar representando o nosso Estado fora daqui. O esporte mudou a minha vida e eu quero ir mais longe”, afirmou. Entre tecidos e treinos, Alcione segue costurando, com disciplina e coragem, um novo capítulo da sua história.