Com o objetivo de incentivar o turismo e valorizar o patrimônio histórico e cultural da capital acreana, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), sorteou um city tour na roleta premiada, que fez parte das atividades da 50ª Expoacre, cujos resultados ainda se refletem para alguns participantes. Ana Cláudia Rosa foi a vencedora do prêmio.
A ganhadora é moradora de Rio Branco há mais de 20 anos. “Eu não tenho costume de visitar os atrativos turísticos, então, a guia me levou em lugares que eu nunca fui e me contou as histórias dos lugares, que eu não sabia. Nós não conseguimos entrar no Memorial dos Autonomistas, mas ela contou a história e eu achei muito interessante. Participamos eu e minha sobrinha, Regiane, que morava em Boca do Acre e agora veio para Rio Branco, e nós conhecemos muitas coisas, vimos muitos lugares. Foi legal”, conta.
Adalgisa levou Ana e Regiane em lugares históricos de Rio Branco. Foto: cedida
O city tour passou por pontos históricos como o Memorial dos Autonomistas, Palácio Rio Branco, Palácio da Justiça, Assembleia Legislativa do Acre, Praça Eurico Dutra, Obelisco, Fonte Luminosa, Bar Municipal, estátua de Chico Mendes, além de uma visita guiada ao Novo Mercado Velho, onde a dupla conheceu um pouco mais da história da cidade.
De acordo com a guia responsável pelo passeio, Adalgisa Bandeira, a iniciativa é uma forma criativa de promover a cultura local. “A Ana foi vencedora do prêmio na roleta, na Expoacre. Eu disponibilizei um voucher de city tour como premiação e ela, durante uma visita, ganhou. Nós também fomos à Catedral Nossa Senhora de Nazaré, e de lá seguimos o city tour. Além de todos esses lugares, também mostrei o Monumento da Seringueira Estilizada”, explica.
City tour passou por diversos locais no centro da cidade. Foto: cedida
Segundo o diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, diversos prestadores de serviços foram contatados para oferecer brindes como vouchers e bilhetes. “Esse City Tour é um serviço que foi colocado como prêmio na roleta premiada e que foi oferecido pela prestadora de serviço turístico, a guia de turismo, credenciada pelo Cadastur, Adalgisa Bandeira. A Expoacre encerrou no dia 3 de agosto, mas ainda estamos em continuidade dos resultados obtidos a partir desse evento, e um deles, com certeza, é a utilização desses serviços turísticos ao longo do mês por parte dos ganhadores e dos prestadores que, gentilmente, se disponibilizaram a colaborar conosco”, destaca.
Além do passeio, a roleta premiada ofereceu suvenires, produtos regionais, fotografias e outros prêmios.
Empresas e iniciativas parceiras
Ao todo, 38 empresas e iniciativas diversas ofereceram brindes para os participantes da roleta premiada. Entre elas, as empresas Cores da Mata, Poronga, Nassara Pires, Made in Acre, Guia Adalgisa, Deck, Cantinho da Gente, 8 Colors, Miragina, Diff, Zero Grau e San Clau.
Também participam com brindes e premiações as empresas Eko Joias, Picanha Mix, Cleide Lima, Pinguim, Florisa, Raízes da Floresta, Água na Boca, Unama, Bahren, Higinos Viagens e Turismo, Galb Viagens e Turismo, Marcos Rocha e Destino Acre.
Contribuíram ainda as empresas Go Juice, Grafite, Nonad Aventure Expeditions, Boneco de Neve, Amarelinha, Abrasel, Divino Fogão, Mata Nativa, Café Nauas, Manto Verde, Amazzon, Ayshawã e Singtur Acre.