..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Chuvas diminuem e ondas polares aumentam no Acre em maio, avisa Friale

Chuvas diminuem e ondas polares aumentam no Acre em maio, avisa Friale

Em maio, as ondas de frio polar começam a penetrar com mais intensidade no estado, atingindo, principalmente, o leste e o sul do estado, onde se situam a capital e os demais municípios do vale do rio Acre.

É comum, neste mês, quando da chegada de ondas polares, a formação de nuvens tempestuosas, com chuva forte e ventanias, mas de forma passageira, pois, na sequência, a umidade do ar diminui bastante, deixando alguns dias muito secos e ensolarados, com noites amenas.

Em Rio Branco, a menor temperatura registrada em maio, nos últimos 60 anos, foi 8,2ºC, e, em Tarauacá, 13,5ºC.

O maior volume de chuvas registrado neste mês, em 24 horas, em Rio Branco, foi 87,0mm, no ano de 1974, e, em Cruzeiro do Sul, 98,4mm, no ano de 2001.

Analisando as condições atmosféricas e oceânicas atuais, em 30 de abril, projetamos para o mês de maio de 2025, chuvas acima da média, na maior parte do Acre, inclusive, na capital e em todo o vale do rio Acre.

Quanto às temperaturas, deverão ficar um pouco abaixo da média neste mês, tendo em vista a incursão de algumas massas de ar polar e as chuvas acima da média, previstas para este mês. É muito provável que ocorra incursão de ar frio polar antes do dia 15 deste mês, porém, com intensidade moderada, provocando a primeira friagem típica da Amazônia Ocidental.