..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Caravana Transpetro Ubu em Movimento chega ao Acre com apresentação de espetáculo, oficinas e exibição de documentário

Caravana Transpetro Ubu em Movimento chega ao Acre com apresentação de espetáculo, oficinas e exibição de documentário

No Acre, Rio Branco e Brasiléia receberão o projeto Caravana Transpetro Ubu em Movimento

As cidades de Rio Branco e Brasiléia receberão, entre os dias 23 e 31 de julho, o projeto “Caravana Transpetro Ubu em Movimento”, dos grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa, com realização do Ministério da Cultura (MinC) e patrocínio da Transpetro, através da Lei Rouanet.

As atividades da circulação contam com apresentações da obra “Ubu: o que é bom tem que continuar!” com acessibilidade em Libras e audiodescrição, oficinas com acessibilidade em Libras e as exibições do documentário serão com acessibilidade por LSE (Legendas para Surdos e Ensurdecidos). Todas as ações do projeto são oferecidas de forma gratuita. Em Rio Branco, as atividades iniciam no dia 23 e vão até o dia 26. Já em Brasiléia, as ações ocorrerão entre os dias 28 e 31 de julho.

Para Diogo Spinelli, integrante do Clowns de Shakespeare, é uma grande felicidade para o grupo retornar ao Acre com essa gama de ações. "É uma alegria poder voltar ao Acre, podendo reencontrar grupos de teatro e artistas acreanos que são nossos amigos, bem como o público como um todo, que sempre foi sempre receptivo ao nosso trabalho. Estamos muito animados para voltar a Rio Branco e também a Brasiléia. Em 2022, estivemos por lá para realizar uma pesquisa de outro espetáculo nosso, o ‘FRONTE[I]RA | FRACAS[S]O’, junto com o Teatro de Los Andes, que nasceu da nossa relação com a cidade e com a fronteira. Por isso, estamos muito entusiasmados em poder retornar a Brasiléia, para de certa forma retribuir tudo o que a cidade nos proporcionou. Temos certeza de que, nas duas cidades, o público vai nos acompanhar, já que as atividades, especialmente o espetáculo de rua, são pensadas para alcançar uma ampla variedade de espectadores, tanto aqueles que já sabem que estaremos lá quanto os que vão passar pelos locais e se deparar com a apresentação no seu cotidiano", afirma.

WhatsApp_Image_2025-07-22_at_08.39.04-2.jpeg

Sobre espetáculo, oficinas e documentário

“Ubu: o que é bom tem que continuar!” é um espetáculo de rua que tem como ponto de partida os personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, e suas rocambolescas armações em uma insaciável busca pelo poder. Situando-se como uma possível continuação do trabalho de Jarry, “Ubu: O que é bom tem que continuar!” desloca esses personagens para um país/lugar-nenhum com ares latino-americanos, chamado Embustônia. A obra será apresentada em Rio Branco no dia 25 de julho, às 19h, no Teatro Barracão, e no dia 26 de julho, também às 19h, na Praça da Revolução. As apresentações seguem no dia 30 de julho às 19h30 na Praça 28 de abril, em Epitaciolândia, e no dia 31 de julho às 16h, na Praça Hugo Poli, em Brasiléia.

A oficina “Estratégias de sobrevivência: Produção e gestão do teatro de grupo” será realizada em Rio Branco, nos dias 23 e 24 de julho, das 19h às 22h na Usina de Arte João Donato. A atividade é prática-teórica e parte da trajetória dos Clowns de Shakespeare para traçar um panorama histórico, e apontar estratégias de viabilização de criação, circulação, pesquisa, pedagogia e manutenção de coletivos de teatro de grupo no Brasil. Já a oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua” será oferecida nos dias 28 e 29 de julho, das 18h às 21h, no Centro Cultural de Brasiléia - Sebastião Dantas. A oficina pretende apresentar princípios que estiveram presentes no processo de criação do espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!”, bem como toda a experiência de criação cênica do grupo Clowns de Shakespeare. As oficinas são ofertadas para maiores de 16 anos, e é necessário realizar inscrição pelo formulário disponível no Instagram do grupo Clowns de Shakespeare (@teatroclowns).

Finalizando as ações, o documentário “Um filme sem fim” será exibido em Rio Branco no dia 24 de julho às 18h na Usina de Arte João Donato e no dia 29 de julho às 21h no Centro Cultural de Brasiléia - Sebastião Dantas, em Brasiléia. O filme é resultado de um recorte pessoal e afetivo do diretor Carito Cavalcanti acerca da trajetória de quase trinta anos do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare.

WhatsApp_Image_2025-07-22_at_08.39.04.jpeg

As ações da Caravana Transpetro Ubu em Movimento serão realizadas em três regiões do Brasil: Norte, Centro-Oeste e Sudeste. O projeto foi selecionado pelo Programa Transpetro em Movimento e possui patrocínio da Transpetro. Confira a programação completa da etapa acreana do projeto:

Rio Branco/AC
Oficina “Estratégias de sobrevivência: Produção e gestão do teatro de grupo”
Data: 23 e 24/07
Local: Usina de Arte João Donato
Endereço: R. das Acácias, 1155 - Distrito Industrial, Rio Branco - AC
Horário: 19h às 22h

Exibição do documentário “Um Filme sem Fim”
Data: 24/07
Local: Usina de Arte João Donato
Endereço: R. das Acácias, 1155 - Distrito Industrial, Rio Branco - AC
Horário: 18h

Apresentação “Ubu: o que é bom tem que continuar!”
Local: Teatro Barracão
Endereço: Av. Sobral, 428 - Aeroporto Velho, Rio Branco - AC, 69911-114
Data: 25/07
Horário: 19h

Apresentação “Ubu: o que é bom tem que continuar!”
Local: Praça da Revolução
Endereço: Centro, Rio Branco - AC, 69914-220
Data: 26/07
Horário: 19h

Brasiléia/AC
Oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”
Data: 28 e 29/07
Local: Centro Cultural de Brasiléia - Sebastião Dantas
Endereço: Rua Vitória Salvatierra, nº 1090
Horário: 18h às 21h

Exibição do documentário “Um Filme Sem Fim”
Local: Centro Cultural de Brasiléia - Sebastião Dantas
Endereço: Vitória Salvatierra, nº 1090
Data: 29/07
Horário: 21h

Apresentação “Ubu: o que é bom tem que continuar!”
Local: Praça 28 de abril - Epitaciolândia
Data: 30/07
Horário: 19h30

Apresentação “Ubu: o que é bom tem que continuar!”
Local: Praça Hugo Poli
Data: 31/07
Horário: 16h

Ficha técnica completa
Direção e dramaturgia: Fernando Yamamoto
Elenco: Caju Dantas, Diogo Spinelli, José Medeiros, Paula Queiroz e Rodrigo Bico
Figurino e adereços: Marcos Leonardo
Cenografia: Fernando Yamamoto e Rafael Telles
Dramaturgia Musical: Marco França e Ernani Maletta.
Composições: Músicas de Marco França (exceto “Marcha Da Votação”, de Ernani Maletta) e letras de Fernando Yamamoto.
Colaboradores Musicais: Franklyn Novaes, Maria Clara Gonzaga, Júlio Lima e Caio Padilha.
Colaboração Dramatúrgica: Camilla Custódio
Produção: Talita Yohana
Coordenação: Renata Kaiser
Consultoria e desenho de projeto Lei Rouanet: Ana Paula Medeiros/ Alma do Minho
Desenvolvimento Web: Val Queiroz

Fotos: Fabão Fotografia